Cidades

Detran publica portaria que autoriza retorno das auto escolas na Bahia  

Divulgação/ Assessoria
As atividades podem ser retomadas com as orientações a partir de 10 de agosto   |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Assessoria

Publicado em 01/08/2020, às 11h55   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado, neste sábado (1º), que permite os Centros de Formação de Condutores (CFC) a retomarem as atividades a partir do dia 10 de agosto, após quatro meses fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com o texto, as aulas teóricas serão realizadas temporariamente de forma remota, ou seja, online. As provas dessa modalidade podem ser presenciais desde sejam obedecidas algumas normas como o uso obrigatório da máscara, lavagem das mãos antes do exame, além do distanciamento social de 1,5m, bem como cada candidato utilizar sua própria caneta. 

Para a realização de aulas práticas e exame de direção em veículos de duas rodas, cada aluno deve ter seu próprio capacete e máscara de proteção e o veículo deve ser higienizado a cada troca de candidato. Fica vedada a presença de acompanhantes ou terceiros no local tanto da prova como da aula, além do distanciamento social de 1,5 em todos os locais das provas e cada candidato deve ter sua caneta para preenchimento de formulário. 

Ainda segundo a publicação, as regras para automóveis de quatro rodas são similares às de duas rodas, acrescendo a obrigatoriedade de ter álcool 70% dentro dos veículos e que as janelas devem permanecer abertas para circulação do ar. 

Cada estabelecimento, de acorodo com a nova norma, deve fixar cartazes informativos com os cuidados nos ambientes e higienização, além de todas as regras para evitar a proliferação do vírus. A readequação dos ambientes com divisões para garantir proteção coletiva. Caso o local não tenha ventilação natural, o ar condicionado deve funcionar no modo recirculação do ar. Além disso, diariamente serão obrigados a fazer procedimentos que garantam a limpeza do espaço. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp