BNews Agro

Produtores podem demorar até três anos para recuperar perdas com geadas em SP

Sindicato Rural de Caconde
As geadas atingiram lavouras de praticamente todas as regiões do estado   |   Bnews - Divulgação Sindicato Rural de Caconde

Publicado em 31/07/2021, às 13h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os efeitos das geadas que atingiram lavouras de praticamente todas as regiões do estado de São Paulo podem durar até 2024. No caso de produtores de café de Caconde, cidade na região de Campinas, devem levar até três anos para recuperar totalmente a produtividade da lavoura.

"A gente sabe que vai levar, no mínimo, três anos para o restabelecimento de uma safra plena, de acordo com o que a gente vinha tendo na cafeicultura local", disse Ademar Pereira, produtor de café e presidente do Sindicato Rural de Caconde, ao portal G1.

Caconde é um dos principais parques cafeeiros do estado de São Paulo, formado por mais de 2.300 propriedades produtoras, a maioria dedicada à produção de cafés especiais. A estimativa do Sindicato Rural de Caconde é que cerca de 600 dessas propriedades tenham tido 100% da lavoura afetada pelas geadas.

São Paulo é o terceiro maior estado brasileiro produtor de café, com produção de 6,1 milhões de sacas em 2020, de acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Só perde para Minas Gerais (maior produção nacional; 34,6 milhões de sacas em 2020) e Espírito Santo (13,9 milhões de sacas ao longo do ano passado).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp