Coronavírus

Prestes a completar 90 anos, paciente recebe alta do Couto Maia após vencer o novo coronavírus

Reprodução/Arquivo pessoal
Maria Anizia, de 89 anos, contraiu Covid-19 durante internação nas Obras Sociais Irmã Dulce  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo pessoal

Publicado em 03/05/2020, às 15h41   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Ao deixar o Hospital Couto Maia na manhã deste domingo (3), a aposentada Maria Anizia, de 89 anos, ergueu as mãos para cima e, com elas já na altura do peito, fez o sinal da cruz. Era uma forma de agradecimento por vencer o novo coronavírus e sentir os raios do sol depois de três meses de internação.

Maria agora soma-se a outros 753 pacientes que conseguiram superar a doença que, na Bahia, já matou 123 pessoas, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)*. A maioria idosa, como ela. “Deu uma rasteira no coronavírus, né? Passou a perna nele, jogou no chão e veio embora”, diz um dos familiares na porta do hospital.

Aposentada, que é moradora da Boa Vista de São Caetano, deu entrada há três meses nas Obras Sociais Irmã Dulce com infecção urinária. Foi lá que ela e a filha, que a acompanhava durante a internação, contraíram a Covid-19. O hospital passou por um surto onde cerca de 100 pessoas, entre pacientes e profissionais, foram infectados. Depois de testar positivo para a doença, Maria foi transferida para o Couto Maia, onde, seguindo o protocolo de segurança sanitária, já não podia mais ter contato com os familiares. 

“Mas como não podíamos visitá-la, ficavamos em casa esperando receber notícias do médico que ligava todos os dias às 17h para dar informações do quadro de saúde. A família nunca desistiu. Ela contou que pedia muito a Deus para que esse dia [da alta] chegasse. Não queria morrer sem ver de novo o sol. Pensou que a gente tinha esquecido dela", contou uma das netas, a técnica de enfermagem Bianca Alves, 34 anos. 

A notícia da cura veio, inclusive, a uma semana de completar 90 anos. Sem nenhum tipo de comorbidade, a aposentada vai passar os próximos dias sob os cuidados da família, mas longe de uma das filhas que ainda permanece infectada pelo vírus. Ela está em isolamento domiciliar.     

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp