Coronavírus

Sindicato dos Bancários vai adotar medidas judiciais contra Santander por descumprimento de decreto

BNews
Banco convocou todos os funcionários para trabalhar no feriado antecipado desta segunda-feira   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 25/05/2020, às 14h07   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Decretos estadual e municipal anteciparam os feriados de São João, 2 de Julho e Nossa Senhora da Conceição da Praia para esta segunda, terça e quarta. Diante do fato, os bancos, em reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), decidiram respeitar o decreto e não funcionar. Todos se comprometeram a não abrir as agências e só ter funcionamento interno com o número mínimo de funcionários. Porém, o Santander descumpriu a medida, segundo Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. 

"Convocaram todos os funcionários pra trabalhar em expediente interno. O que foi combinado ontem na reunião com a Fenaban é que  a Caixa estaria aberta porque o decreto autorizava, e os outros somente teria funcionários internos para abastecer caixas eletrônicos e fazer compensasão bancária. No entando, o Santander, desrespeitando o que foi acordado, convocou todos os funcionários e está fazendo cobrança de metas com tentativa de vender produtos e fazer novos negócios. E não se comprometeu em pagar horas extras", desabafou Vasconcelos em entrevista ao BNews.

Ainda segundo o presidente do sindicato, as negociações com as instituições bancárias começaram na sexta-feira e foram finalizadas na noite deste domingo, por volta das 21h30. Na oportunidade, todos os bancos se comprometeram a cumprir o acordo, mas não foi o que aconteceu. "Ali já sabíamos que o Santander estava na linha de desrespeitar a orientação. Hoje cedo entrei em contato pra tentar reverter. Oficialmente o banco diz que está cumprindo o decreto, pois não há atendimento. Mas se fosse o feriado mesmo, o São João, o 2 de Julho, o banco estaria com os funconários lá?", questiona.

Vasconcelos afirma que além de descumprir o decreto, o Santander não se comprometeu a pagar horas extras aos funcionários que trabalharam hoje e está praticando assédio: "alguns funcionários estão obrigados a ficar dentro da agência, inclusive impedindos de sair pra almoçar, para não chamar atenção".

Diante do fato, Augusto Vasconcelos ressalta que "o Sindicato está tomando providências e medidas judiciais, inclusive em repeito à sociedade. Na publicidade na TV o Santander passa a ideia de responsabilidade social, mas agora eles desrespeitam o isolamento social. Como pode?", finalizou em entrevista ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp