Coronavírus

Salvador tem redução de casos do coronavírus após retomada econômica

Arquivo BNews
Prefeitura fez, neste sábado (8), coletiva virtual para apresentar dados   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 08/08/2020, às 10h41   Yasmin Garrido e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto apresentou, neste sábado (8), os dados referentes à situação de Salvador em número de casos do novo coronavírus. Segundo o gestor, houve na capital baiana uma queda no número de óbitos e casos da Covid-19. A cidade entra, na próxima segunda-feira (10), na segunda fase de retomada econômica, sendo que a primeira foi ativada no dia 24 de julho.

“Quando nós apresentamos o nosso plano de retomada das atividades econômicas, colocamos como critério central para ativação da segunda fase a taxa de ocupação de 70% dos leitos de UTI, permanecendo nela por cinco dias. No início, teria que ter uma distância de 15 dias entre a primeira e a segunda fases. Cumprimos todos os requisitos e hoje podemos fazer uma análise do comportamento da cidade pós abertura da primeira fase, pós retorno dos shoppings e do comércio acima de 200 metros quadrados e abertura dos centros religiosos", disse

Ainda segundo Neto, é possível notar que os números trazem um ambiente de plena segurança. "Isso foi o que a gente procurou perseguir desde o princípio: voltar com segurança, afastando qualquer risco de descontrole da pandemia da capital. Tudo isso se reflete na taxa de ocupação das UTIs e número de óbitos, ambos em queda”, avaliou o prefeito.

Segundo Neto, Salvador deu início à primeira fase de forma exitosa. “Agora, praticamente 15 dias depois, estamos com taxa de leitos de UTI em 58%, segundo números  que registramos neste sábado (8). Isso nos permite autorizar, com edição extraordinária do diário, o início da segunda fase”.

A cidade tem, até agora, 61.403 casos confirmados da doeça e 2.096 óbitos constantes em ocorrência, enquanto a Bahia reúne 187,8 mil registros da Covid-19, com 3.804 mortes. Os números do estado representam uma quota de 6,4% e 3,8% no universo nacional de doentes e mortos, respectivamente.

Cenário
Salvador começou como o epicentro da doença na Bahia, apesar de o primeiro caso do estado não ter sido registrado na cidade. Atualmente, a capital baiana concentra 33% dos casos baianos e 55% dos óbitos. O prefeito informou, nesta sábado (8), que os índices vêm caindo dia após dia.

“Cada vez mais Salvador terá uma participação menor em número de casos e número de óbitos do estado da Bahia. Mesmo após a primeira fase de retomada da economia, conseguimos manter a tendência de queda no número de casos, com a comparação da média móvel dos últimos 7 dias e dos últimos 14 dias”. 

E continuou: "Quanto ao número de óbitos também estamos recuando. No caso das mortes, chegamos a ter 6,4% na 22ª semana epidemiológica. Agora, nas duas últimas semanas, já com os efeitos da ativação da primeira fase de retomada da economia, continuamos em queda".

O prefeito ainda explicou o fator Rt da Covid-19 em relação a Salvador. "Quando o fator RT é igual a 1, quer dizer que uma pessoa contaminada está contaminando uma pessoa e a lógica vale para quando ele for maior do que um. O nosso está em 0,3%. Quando abrimos a primeira fase, ele estava em 0,8%. E ele continua em queda. A disseminação do vírus, a capacidade de uma pessoa contaminar outras pessoas na cidade vem reduzindo de maneira expressiva, consistente e segura", concluiu o prefeito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp