Coronavírus

"Mais próximo que distante", diz Rui sobre volta às aulas

Camila Souza/GOVBA
Retorno depende da queda no número de mortes  |   Bnews - Divulgação Camila Souza/GOVBA

Publicado em 19/10/2020, às 09h44   Victor Pinto e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT), afirmou na manhã desta segunda-feira (19), durante coletiva, que as aulas nas escolas estaduais, suspensas desde março devido a Covid-19, devem voltar em um curto período de tempo.

O retorno, segundo o gestor, depende da queda do número de mortes de pacientes infectados pelo vírus. Atualmente, em média, 30 pessoas morrem todos os dias no estado depois de não resistem às complicações causadas pela doença.  

"Nós estamos monitorando e avaliando isso [retorno] junto a decisão de outros estados. Hoje, estamos mais próximos que distantes do retorno às aulas. Na última coletiva que dei, acho que há uns 20 dias, estavámos com uma média de 40 mortes, caímos para um patamar de 30, umas 28, 27 [mortes]. Se a gente reduzir para abaixo de 20, nos encoraja para voltar dentro daqueles protocolos que já temos pronto", disse Rui.

O governador reforçou o pedido para que prefeitos testem os alunos antes do retorno às salas de aula. Nesta semana, o governo vai realizar testes rápidos em alunos de escolas localizadas na Liberdade, Pero Vaz, Iapi, Caixa D'água e Pau Miúdo.

"Esse é o nosso pedido para que prefeitos e prefeitas voltem a fazer testes (...) Se você não testa, não tem o acompanhamento da doença, exceto pela demanda que tem nas unidades de saúde. Por enquanto, como a demanda não é crescente, você pressupõe que a taxa de contaminação está muito baixa, mais isso é uma suposição, você pode ter uma taxa alta de pessoas assintomáticas", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp