Coronavírus

Prefeitura volta com ações de proteção à vida nos bairros e testagem em massa

Max Haack/Secom
A prefeitura não vai suspender funcionamento do comércio  |   Bnews - Divulgação Max Haack/Secom

Publicado em 27/11/2020, às 11h04   Raul Aguilar e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador vai voltar com o plano de ações de enfrentamento ao coronavírus nos bairros de Salvador, mas, segundo o prefeito ACM Neto (DEM), até o momento, a gestão não tem a intenção de suspender o funcionamento do comércio.

Ainda segundo ele, a cidade passa por uma fase de alerta, que carece de atenção, devido ao aumento de novos casos. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira durante uma coletiva de imprensa. 

As ações vão começar na próxima segunda-feira (30) em dois bairros, que não foram informados pelo gestor. Depois, o plano de proteção vai se estender para mais quatro localidades.

"Por enquanto, não haverá nenhuma restrição de atividades. Durante todo esse tempo, estávamos acompanhando a situação nos bairros. Vamos voltar com as testagens, nas unidades e nos postos de saúde e, também, nos bairros com aquelas equipe volantes, da mesma forma, vamos voltar com a distribuição de máscaras e higienização das ruas. O volume de testes que temos hoje é o maior de todo o período, só que vamos aumentar mais ainda", comentou.   

Neto afirmou também que não vai voltar atrás no plano de retomada da economia e que não há a possibilidade de restringir atividades na capital baiana. O que será colocado em prática é um plano de ações de enfrentamento ao vírus, como abertura de novos leitos  —  caso necessário  — , isolamento de pessoas que testaram positivo ou que tiveram contato com infectados, acompanhamento das instituições de casas de longas permanência, além da volta da testagem em massa nos bairros. 

Como já era esperado, ele confirmou o cancelamento do Carnaval em fevereiro. A realização da festa depende exclusivamente da aprovação de uma vacina contra à Covid-19 e a imunização em massa da população.  

O gestor municipal anunciou, ainda, que a capital baiana já investiu mais de meio bilhão em ações de combate ao coronavírus.  “R$ 576 milhões e 200 mil foram investidos por Salvador no combate à pandemia. Imagine se tivéssemos a prefeitura de oito anos atrás, teria acontecido caos, colapso, mortes, era isso que teria acontecido. Graças a Deus organizamos a prefeitura, fomos reconhecidos pelo desempenho na gestão das contas públicas e tudo isso permitiu que a gente investisse mais de meio bilhão”, disse.

Leia também:

"Torcedores do mal e apoiadores da Covid-19", diz ACM Neto após rumores de restrição de atividades

Prefeitura anuncia parcela única de R$2.700 para motoristas de transporte escolar

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp