Coronavírus

Saiba como fazer cadastro de comorbidades para ter acesso à vacinação contra a covid-19 em Salvador

Vagner Souza/BNews
Vacinação foi ampliada nesta terça (4) para pessoas com comorbidades de 48 anos ou mais   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 04/05/2021, às 08h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador iniciou, nesta segunda-feira (3), a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com todas as comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunização com idade igual ou superior a 50 anos. Nesta terça (4), a imunização foi ampliada para quem tem 48 anos ou mais.  De acordo com a prefeitura, para ter acesso ao imunizante, os indivíduos devem estar com o nome cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto. 

Caso o portador da comorbidade não esteja cadastrado no sistema da SMS, a orientação da SMS é procurar a unidade onde realiza o acompanhamento para que o médico possa fazer a avaliação e inclusão do paciente na lista – o cidadão deve estar dentro do grupo elegível pela estratégia. De acordo com a secretaria, a orientação deve ser seguida tanto para os pacientes assistidos pela rede pública quanto privada. 

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual. A ferramenta viabiliza o cadastramento das pessoas com comorbidade residentes na capital baiana e que têm idade entre 18 e 59 anos. 

O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb. O nome do paciente estará disponível no portal da SMS no dia seguinte ao cadastro efetuado pelo médico. 

“Disponibilizamos uma ferramenta que deverá ser utilizada pelos médicos, para que atestem a comorbidade dos seus pacientes e, assim, estes cidadãos tornem-se aptos à vacinação. Parte dos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já são incorporados automaticamente à lista da imunização. Outra parte, cuja situação necessita de especificidades mais detalhadas para serem contempladas pela estratégia, precisa ir até a unidade onde são acompanhados para que o profissional faça a avaliação e cadastro, caso necessário”, explicou a infectologista da SMS, Adielma Nizarala. 

Confira o passo a passo: 

1– Ir até o site https:// comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br/ comorbidades/ FormPesquisaComprovanteComorbidades. aspx e verificar se o nome já consta na lista das pessoas elegíveis para vacinação. 

2 – Caso não esteja na lista, o portador da comorbidade deve procurar o médico onde é acompanhado – tanto da rede pública quanto da rede privada. 

3 – O médico vai analisar o relatório clínico do paciente e verificar se o mesmo está dentro das comorbidades elencadas pelo Plano Nacional de Imunização. 

4 – Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www. comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br ; 

5– O nome do paciente estará disponível no portal da SMS no dia seguinte ao cadastro efetuado pelo médico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp