Coronavírus

Secretária em exercício se pronuncia após suspensão da vacinação de adolescentes

Divulgação
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/09/2021, às 16h21   Maiara Lopes


FacebookTwitterWhatsApp

Após a vacinação de adolescentes sem comorbidades ser suspensa em Salvador, a Secretária da Saúde em exercício no estado, Tereza Paim, se pronunciou nesta quinta-feira (16), a respeito da última nota informativa emitida pelo Ministério da Saúde, sobre a imunização contra a Covid-19 em adolescentes. 

A médica informou que, em nota extraordinária, o ministério alega que revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19, passando a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Paim ressalta que diversos países do mundo já vacinaram a população dessa faixa etária, com segurança e evidências científicas. "Gostaria de enfatizar que já nos manifestamos, exigindo da Anvisa um parecer imediato sobre essa situação", garantiu. 

Vale lembrar que, no inicío do mês, uma nota técnica da pasta recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início ontem (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp