Educação

Ensino 100% presencial é retomado nas escolas estaduais baianas

Claudionor Jr / SEC BA
A rede estadual possui cerca de 900 mil estudantes, de 1.089 unidades escolares  |   Bnews - Divulgação Claudionor Jr / SEC BA

Publicado em 18/10/2021, às 16h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ensino na rede estadual baiana entrou em sua terceira fase, nesta segunda-feira (18), com as aulas 100% presenciais. O ano letivo, chamado pelo governo de continuum 2020/21, reuniu em sala de aula professores e estudantes que estavam sendo revezados em turmas durante a semana, devido ao ensino híbrido. 

As atividades escolares no estado da Bahia começaram no dia 15 de março, com o ensino totalmente remoto. Em seguida, passaram para o ensino híbrido, com aulas semipresenciais, a partir do dia 26 de julho, para o Ensino Médio, e dia 9 de agosto, para o Ensino Fundamental. A rede estadual possui cerca de 900 mil estudantes, de 1.089 unidades escolares.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, diz que ter estudantes, professores e comunidade escolar de volta às aulas 100% presenciais é um “momento simbólico, marcante e de alegria” para todos que estão atravessando a pandemia. 

“Todos os professores foram vacinados, os índices de Covid e de ocupação de leitos caíram e estamos seguros de que esta é a hora. As escolas foram preparadas e o Estado destinou mais R$ 250 milhões às unidades escolares para a manutenção dos protocolos de biossegurança até o final do ano letivo. As aulas 100% presenciais dizem muito sobre a necessidade de fortalecer a aprendizagem dos estudantes na escola, que é este ambiente de aprendizagem, mas também de acolhimento e de afeto", destacou Rodrigues.

A estudante Natasha Alves dos Santos Oliveira, 17 anos, que faz o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual da Bahia Central, em Salvador, conta que estava com saudade de todos juntos, em especial dos amigos. “Com as medidas de segurança e os números de casos de Covid-19 caindo, estou confiante neste novo momento. Acredito que, com esta volta, muitos projetos pedagógicos possam ser colocados em prática, já que estaremos todos juntos em uma só união”, opinou Natasha, que é presidente do grêmio estudantil.

Na avaliação da diretora da Escola Estadual Severino Vieira, em Salvador, Ana Paula Neves, o retorno presencial com todos juntos melhora o processo de ensino aprendizagem. “Embora a Internet e todas as ferramentas sejam importantes, o contato com o professor é insubstituível. Além disso, a emoção dos reencontros da comunidade escolar traz uma sensação positiva e motiva ainda mais os profissionais da Educação e estudantes”, acrescentou Ana Paula.

De acordo com a SEC, no mês de agosto, com a previsão de retorno das aulas 100% presenciais, foram destinados R$ 250 milhões do Tesouro Estadual, por meio do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES). O dinheiro será utilizado para a manutenção física e pedagógica das unidades escolares, conforme o protocolo de biossegurança.

Leia também:

Maioria do STF rejeita pedido de habeas corpus e mantém prisão de Zé Trovão

Sob comando do presidente interino Paulo Rangel, AL-BA deve votar LDO nesta terça (19)

Vídeo: "Gerou muito ódio, me fez mal", diz pai de vítima da covid sobre "e daí?" de Bolsonaro

Polícia analisa câmeras de segurança do prédio em que jovem foi morta por advogado: 'cedo para falar em tiro acidental'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp