Geral

BNews Novembro Negro: Evento abre oficialmente programação de atividades para o mês

BNews
O calendário contém uma série de mobilizações pelo combate ao racismo, à intolerância religiosa e garantia dos direitos da população negra  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 08/11/2021, às 22h31   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) abriu oficialmente as atividades do Novembro Negro 2021, na noite desta segunda-feira (8), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O calendário contém uma série de mobilizações pelo combate ao racismo, à intolerância religiosa e garantia dos direitos da população negra. 

Ao longo do mês um conjunto de organizações da sociedade civil e o governo do Estado, por meio da Sepromi, realizará e apoiará diversas atividades, tendo como ponto alto o dia 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento, que marca os 15 anos da implementação das políticas de igualdade racial na Bahia, reuniu nesta noite personalidades, artistas, políticos e dezenas de militantes do movimento negro. 

A importância da solenidade foi destacada pela vereadora Marta Rodrigues (PT). “Hoje, dia 8, data que é muito expressiva porque é do dia que os mártires de Búzios saíram da Câmara para serem esquartejado na Praça da Piedade: Lucas Dantas, João de Deus, Manoel Faustino Luiz Gonzaga (...), e hoje a gente está vivenciando esse governo genocida. Lá na Fundação Palmares tem um capitão do mato, então nós não podemos recuar em nenhum momento apesar de estarmos em pleno século 21. A Sepromi acaba fazendo todo o lançamento do Novembro Negro nessa data, representa muito porque tentaram apagar a nossa história, a nossa memória. Quando a Sepromi faz esse ato, nesse espaço, é pra chamar a negrada, aqui é um espaço nosso de referência”, disse.

Vovô do Ilê ressaltou que a luta do movimento negro vai além da caminhada do dia 20 de novembro. “Eu fico muito feliz de nós termos iniciado essa caminhada, essa luta contra o racismo bem lá atrás, e esse ano tá muito especial porque conseguimos desenvolver muitas atividades principalmente nas escolas com as crianças e adolescentes falando sobre essas revoluções, esses grandes mártires do Brasil, vendo essa luta contra a desigualdade. Acho muito bacana que não fique só na caminhada do dia 20 de novembro principalmente nesse momento que estamos vivendo nessa luta antirracista no Brasil e na Bahia principalmente”.

Também presente no evento, o cantor Tonho Matéria destacou o trabalho que a Sepromi vem desenvolvendo no Estado. “Acredito que dentro do Brasil é a secretaria que mais trabalha, que se propõe a discutir as políticas públicas direcionadas para a comunidade negra. As promoções de igualdade raciais sempre estão na mira dessas comunidades e elas chegam nessas comunidades, porque muito projetos são aprovados e conseguem realmente dialogar com essas comunidades”, pontuou. 

No calendário do Novembro Negro estão previstas campanhas, eventos presenciais e virtuais, entregas em diversas áreas do governo do Estado para contemplar a população negra, povos e comunidades tradicionais, parcerias do Edital da Década Internacional Afrodescendente, homenagens, eventos e mobilizações do movimento negro, dentre outras iniciativas.

Leia também:

BNews Novembro Negro: Partidos excluem negros de suas direções e patinam para mudar racismo estrutural

BNews Novembro Negro: Desigualdade entre negros e brancos é agravada na pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp