Geral

BNews Novembro Negro: em 10 anos foram mortas 107.670 crianças; 76% eram negras

Silvia Izquierdo/AP Photo
Estudo comprova que esta proporção vem crescendo no decorrer do tempo   |   Bnews - Divulgação Silvia Izquierdo/AP Photo

Publicado em 19/11/2021, às 16h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado (20), e ainda que avanços tenham sido feitos no campo social, em especial com a adoção das cotas nas universidades e nas empresas públicas, assim como outras políticas de ação afirmativa, o negro ainda é a maior vítima da violência no Brasil.

Levantamento realizado recentemente pela organização humanitária Visão Mundial mostrou que de 2009 a 2019 foram mortas 107.670 crianças e adolescentes em todo o território nacional, vítimas de homicídio. Desse total de assassinatos, 76% foram de crianças e jovens negros. 

Leia mais:

BNews Novembro Negro: "Ser negro no Brasil é barril", desabafa Érico Brás ao falar sobre combate ao racismo
BNews Novembro Negro: Empresas aderem à iniciativa de equidade racial e ampliam contratação de pessoas negras
BNews Novembro Negro: Conheça o roteiro da cultura africana em Salvador

Esta proporção vem crescendo no decorrer do tempo: em 2009, negros e negras eram 71% das vítimas enquanto dez anos depois passaram a ser 81%, ao passo que a proporção de vítimas brancas tem sido reduzida: em 2009 eram 23% e, em 2019, passaram a ser 17% dos mortos, atesta o estudo.

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacia e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp