Geral

Jonga Cunha assume Saltur

Imagem Jonga Cunha assume Saltur
Novo presidente promete revolucionar o turismo de Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/04/2012, às 13h56   Alessandro Isabel (@alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

A Empresa Salvador Turismo (Saltur) tem um novo presidente. O advogado e músico João Bernardo da Cunha Neto, conhecido no mundo empresarial como Jonga Cunha, ocupa a vaga deixada por Cláudio Tinoco, que vai disputar uma vaga na Câmara de Vereadores da capital baiana, pelo Democrata (DEM).

Na manhã desta quarta-feira (04), em seu primeiro pronunciamento oficial à frente do órgão, Jonga demonstrou que deve mudar o ritmo de trabalho deixado por Tinoco e vai colocar em pratica novas ideias para alavancar o setor que vem sofrendo criticas, sobretudo no tocante carnaval.

Faltando dez meses para a festa momesca de 2013, o novo presidente do turismo municipal apresentou o possível tema da folia, que este ano teve a figura do escritor baiano Jorge Amado como homenageado. “Observo que o tema com o conteúdo musical atrai muito mais as atenções e mobiliza todos os atores que constroem a festa. Surgem novas ideias, projetos sociais, as bandas se movimentam para mostrar a música”, disse o gestor.

A figura escolhida para ano que vem é a guitarra baiana. Segundo o presidente, o instrumento, criado pelos carnavalescos Dodô e Osmar, está intimamente ligado ao carnaval de Salvador. “Essa é a minha vontade: ter a guitarra baiana como tema. Acho que ela vai dar um impulso cultural muito grande na festa. Vai movimentar muita gente”, afirmou.

Sobre a criação do quarto circuito, Jonga acha que a discussão é ótima, mas não é prudente adotar uma decisão de “uma hora para outra”. “Uma decisão nesse momento seria precipitada. Acho que para 2014 é muito mais interessante”, disse, sem citar os possíveis locais onde poderia ser criado o circuito.

Antes de concluir, o presidente da Saltur explicou os “prejuízos” acumulados pela prefeitura durante o carnaval. “Este ano, foram arrecadados 15 milhões e gastamos mais que o dobro disso. Mas, não vou me apegar a estes valores. O retorno com a festa é muito maior para a população. Acredito que nos próximos noves meses eu consiga aumentar em até 30% a arrecadação, não mais do que isso”.

Informações sobre o novo presidente

Graduado em Direito e Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jonga Cunha foi um dos fundadores do bloco Eva e já foi baterista e percussionista ao lado de artistas, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Luiz Caldas.

Também trabalhou como diretor de operações na New Commbates, empresa de Roberto Justus, no período entre 2001 e 2003. Além disso, nos últimos dois anos, uma de suas ocupações foi como diretor de eventos da Saltur. O novo presidente, em sua gestão, será responsável pela preparação do Carnaval 2013.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp