Meio Ambiente

Após denúncias do BNews, prefeitura e Inema vão fazer vistoria na Lagoa de Alphaville

Divulgação / Secom Pref
Lagoa estaria voltando ao estado normal, mas ainda há água barrenta  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Secom Pref

Publicado em 01/10/2020, às 13h00   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Após o BNews publicar uma denúncia dos moradores de Alphaville sobre problemas na Lagoa local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) junto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), informou que fará uma vistoria nesta quinta-feira (01). Moradores protestaram, recentemente, denunciando o caso. 

De acordo com a Prefeitura, de Salvador, houve uma redução no nível da água por causa do rompimento de uma tubulação. Tal ruptura ocasionou na drenagem da água para a Lagoa do Vale Encantado e, aparentemente, o nível da água já voltou a subir e o reparo realizado. Uma moradora de Alphaville afirma que já subiu para 5,5 cm, medição diferente há dias atrás que estava descendo a 12,5 cm por dia.

O BNews fez uma matéria no dia 19 de setembro explicando as possíveis causas que poderiam estar ocorrendo no local. As suspeitas dos moradores seriam alguma construção ou descarte de entulhos de forma incorreta, até mesmo dejetos. O irônico é que o próprio Inema teria divulgado, em 2014, um diagnóstico de qualidade, atestando que a lagoa do seria de boa qualidade. 

Segundo o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, a equipe está acompanhando de perto a situação. “Vistoriamos as obras no entorno e não constatamos nenhuma irregularidade. Então, acionamos o Inema, responsável pelos recursos hídricos, e juntos foi possível ter um alinhamento técnico para as ações coordenadas entre as pastas”, comentou.

Água barrenta em lagoa do Alphaville chama a atenção de moradores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp