Meio Ambiente

BNews COP-26: "Muito mais do que meio ambiente, trata-se de paz", diz chefe da Convenção do Clima

Reprodução/@PEspinosaC
A secretária executiva da Convenção do Clima, Patricia Espinosa, realizou o discurso de abertura do evento, que se estenderá até o próximo dia 12 de novembro (sexta-feira)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/@PEspinosaC

Publicado em 31/10/2021, às 12h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária executiva da Convenção do Clima, Patricia Espinosa, defendeu neste domingo (31), em seu discurso de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, mais do que tratar sobre meio ambiente, os debates do evento dizem respeito à paz.

"Ou optamos por reconhecer que o 'business as usual ' não vale o preço devastador que estamos pagando e fazemos a transição necessária para um futuro mais sustentável, ou aceitamos que estamos investindo em nossa própria extinção. Trata-se de muito mais do que de meio ambiente, trata-se de paz", disse.

Segundo informações do jornal O Globo, o evento começou com mais de uma hora de atraso, no Campus de Eventos da Escócia. O evento se estenderá até o próximo dia 12 de novembro (sexta-feira). A publicação descreveu a abertura como formal e burocrática.

As COPs começam com a mudança de presidência e adoção de procedimentos. Os discursos miraram a confiança no processo e o fortalecimento do multilateralismo. Na próxima segunda-feira (31), são esperados ao menos 120 chefes de Estado e de governo na abertura formal. 

"Pensem nos últimos dois anos, quando nos encontramos em Madri (na COP-25). A confusão inicial e o que isso poderia ter significado para o nosso processo. Pensem em todos que perdemos com a Covid-19", lembrou Patricia Espinosa.

Emocionada, Espinosa ressaltou que a COP-26 deve entregar resultados para as próximas gerações.Ela mencionou a força disruptiva da mudança do clima, ao citar insegurança e ameaça à paz mundial.

Para a política mexicana, que assumiu a Secretaria Executiva da Convenção do Clima logo após Paris, em 2015, o sucesso na COP é totalmente possível. “Temos tudo o que precisamos para agir e cumprir nossos objetivos climáticos. Cada dia que perdemos em implementar o Acordo de Paris é um dia perdido”, disse ela.

A secretária executiva lembrou que várias agências das Nações Unidas soltaram relatórios nos últimos dias mostrando que as emissões globais de gases-estufa continuam crescendo.

Ela mencionou o compromisso dos países desenvolvidos de mobilizarem US$ 100 bilhões por ano para o mundo em desenvolvimento, a partir de 2020, em recursos para o clima, o que não ocorreu. Um plano divulgado há alguns dias diz que a meta deverá ser cumprida em 2023 e ir aumentando gradativamente.

“O plano deve ser visto como um começo, não o fim. Sem o apoio necessário não será possível embarcamos nas transformações necessárias para manter vivo o 1,5º C. Não é sobre US$100 bilhões. Temos que mobilizar trilhões. Apelo a todos os países que resgatem o espírito do multilateralismo”, pediu.

Leia Também 

Suzano terá delegação na conferência climática COP26 no Reino Unido

Meio Ambiente e Relações Exteriores ainda não responderam requerimento sobre planos do governo para COP26, diz Wagner

Na Pré-COP-26, em Roma, Jaques Wagner critica atuação do governo brasileiro na pandemia

Jaques Wagner cobra posição do Governo Bolsonaro sobre COP 26 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp