Polícia

Paulo Coutinho é o novo comandante-geral da PM-BA

Arquivo BNews
A mudança no comando da PM acontece após saída do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 11/01/2021, às 18h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O coronel Paulo Coutinho, que já atuou como comandante do Bope, foi anunciado pelo governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (11) como o novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Ele substitui Anselmo Brandão.

"Agradeço ao trabalho desenvolvido pelo coronel Anselmo Brandão à frente da corporação. Vamos continuar trabalhando para ter uma segurança pública cada vez mais eficiente para o estado", escreveu Rui, em publicação nas redes sociais.

A mudança no comando da PM acontece após saída do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que foi exonerado após ter seu nome envolvido como suspeito no esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O coronel Anselmo Brandão completou, neste sábado (9), seis anos à frente da corporação. O último comandante-geral da Polícia Militar da Bahia com mais tempo que Brandão comandou a tropa de 6 de julho de 1913 até 17 de abril de 1920, há mais de 100 anos. 

Conforme levantamento feito pelo BNews, baseado na galeria dos comandantes-gerais da PM-BA, o coronel Otávio Nunes Sarmento ficou no cargo quase sete anos. A média é de quatro anos no comando da PM-BA desde 17 de fevereiro de 1825, quando o major Manoel Joaquim Pinto Paca foi o primeiro comandante da tropa. Sob o comando de Manoel Joaquim, a tropa provisória era composta apenas por 238 homens no primeiro efetivo que oficializou a Polícia Militar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp