Política

Embasa: indicado por Nilo, futuro presidente administrará orçamento de R$ 3 bi

Publicado em 22/03/2015, às 09h27   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Rogério Cedraz

O futuro presidente da maior empresa pública da Bahia, a Embasa, deverá tomar posse na próxima semana. O nome do engenheiro civil Rogério Cedraz, amigo pessoal e afilhado político do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), foi aprovado pelo governador Rui Costa (PT) para comandar a Empresa de Saneamento e Água.

Atualmente ocupando a função de gerente de negócios da construtora paulista Passareli, empreiteira que presta serviço à Embasa, Cedraz já ocupou cargos importantes na estatal baiana. Em 2003 foi nomeado gerente de negócios da companhia, onde permaneceu até 2005. Depois se tornou Superintendente de Operações na RMS, cargo que ocupou até 2007. No mesmo ano, se mudou para Manaus, onde assumiu a diretoria comercial e de operações da concessionária Águas do Amazonas.

“Um nome com perfil muito técnico e boa experiência que está dentro do que eu tinha conversado com ele [Marcelo Nilo]. Nada contra os outros nomes, mas não foi [um dentro] da área de saneamento, nem engenharia. A Embasa é uma empresa de engenharia e saneamento”, afirmou o governador, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21), ao justificar a rejeição aos dois primeiros nomes - Marcos Presídio e Gervásio Carvalho - indicados por Nilo. “Posso ter alguém excepcional na área administrativa e financeira, que poderia ter até um excelente desempenho na Embasa, mas não tenho tempo para fazer testes”, disse o petista.

Ainda conforme o líder baiano, os investimentos previstos da Embasa no estado só perdem para Saúde e Educação. “Isoladamente, é o maior investimento do Estado. Se você considerar o orçamento total, não é a Embasa, é a Saúde e Educação. Mas, se separar e olhar o item investimento tenho uma carteira de contratos assegurados na Embasa de R$ 3 bilhões. Portanto, essa é uma empresa importantíssima, está entre as maiores do país, e eu quero que o desempenho dela siga crescendo e eu queria uma pessoa com experiência tanta como a atual diretoria”, afirmou.

Com a Embasa, o chefe do Poder Legislativo da Bahia aumenta seu poder e seus tentáculos na máquina pública estadual. Nilo tem o comando das Secretarias de Agricultura (Seagri) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), além da Adab, Ibametro e uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com Marcos Presídio.

Publicada no dia 21 de março de 2015, às 15h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp