Política

Saúde: servidores e Sesab abrem nova rodada de negociações

Publicado em 22/07/2015, às 16h26   Redação Bocão News



Servidores estaduais da Saúde e sindicalistas negociam com representantes da Sesab, na tarde desta quarta-feira (22), as reivindicações da categoria que está em greve há cinco dias. Na parte da manhã, manifestantes fizeram um novo protesto na Praça da Piedade e entregaram uma carta aberta à sociedade explicando os motivos da paralisação.

Segundo o documento assinado pelo sindicato da categoria (Sindsaúde), o movimento é pelo fortalecimento do SUS e pelas melhorias das condições de trabalho e atendimento ao público.

De acordo com a diretora sindical Inalba Fontenelle, uma das ameaças para a categoria é o corte no adicional de insalubridade, que deve atingir dez mil trabalhadores. “A medida já foi efetivada para cerca de 1.500 servidores. Isso foi colocado para o secretário Fábio Vilas-Boas e ele não desmentiu”, afirma.

A pauta inclui, entre os itens, a incorporação da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) ao salário base, o fim da privatização, a realização de concurso público e pagamento da URV. Novas atividades estão programadas para esta quinta-feira (23), quando os profissionais devem se concentrar em frente à Sesab, no Centro Administrativo da Bahia.

A Sesab reiterou, em nota, que o governo estadual mantém diálogo com o Sindsaúde e ressaltou a ilegalidade da greve determinada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que estabeleceu pagamento de multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp