Política

Vice-presidente da CPI aciona MPF contra ataque de Bolsonaro a jornalistas na Itália

Jefferson Rudy/Agência Senado
Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 01/11/2021, às 13h48   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para cobrar investigação contra o presidente Jair Bolsonaro, pelo tratamento hostil a jornalistas em Roma, na Itália.

O caso aconteceu no último fim de semana, em Roma, onde aconteceu o encontro do G20, com a participação de Bolsonaro. Durante caminhada pela cidade para cobrir a agenda do presidente, jornalistas da Folha de S. Paulo, O Globo e BBC foram agredidos pelo presidente e por auxiliares ao tentarem perguntar o motivo da sua ausência no evento.

O correspondente de Globo, Leonardo Monteiro, teria recebido um soco no estômago e teria sido empurrado por seguranças do presidente da República.

No pedido, Randolfe lista matérias de outros veículos que relatam a agressão, e também a manifestação de entidades ligadas à imprensa, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Líder da oposição no Senado, Randolfe evoca o  art. 5º, incisos IV e IX,  que garante a liberdade de imprensa prevista, assim como o art. 220 que prevê que nenhuma lei interfira no direito do exercício à profissão.

Segundo o senador, decisões no Supremo Tribunal Federal (STF) já previam que o chefe do Executivo deve atuar em defesa da liberdade de imprensa, mas que Bolsonaro insiste em fazer o contrário.

"Sem liberdade de se expressar para o conhecimento público, não há evolução democrática e republicana, mas um passo em direção à autocracia", destaca Randolfe no pedido de abertura da Ação Civil Pública "por dano moral coletivo e ameaça à liberdade de imprensa, com aplicação de multa, bem como à correspondente ação penal".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp