Política

Prefeito de Caravelas foca no Turismo e reforça apoio de Jaques Wagner

Imagem Prefeito de Caravelas foca no Turismo e reforça apoio de Jaques Wagner
No fim de semana, governador assinou ordem de serviço do sistema de saneamento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/11/2013, às 10h44   Caroline Gois (@goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Foco no Turismo e apoio forte do governo estadual. Este é um dos principais objetivos do prefeito da cidade de Caravelas, localizada no Extremo Sul da Bahia, Jadson Ruas (PDT). No sábado (9), o governador Jaques Wagner (PT) esteve na cidade e assinou a ordem de serviço para início da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Assinou também a ordem de serviço de revitalização do píer do cais e da rua histórica do Porto, além do início das obras da ciclovia da avenida de acesso à cidade de Caravelas. 
"É de extrema importância a relação que temos com o governador para que possamos garantir algo de que a população pecisa, que é o saneamento e a garantia de melhorias para o município", afirmou Ruas, em conversa com o site Bocão News. De acordo com o pedetista, a melhoria no saneamento é importante para Caravelas, "cidade que faz parte do arquipélago de Abrolhos e atrai muitos turistas. É bom para a população, para os visitantes e para o crescimento da cidade", ressaltou.
O sistema de esgotamento sanitário de Caravelas é o maior investimento público da sua história, cujo empreendimento será realizado pela EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento e envolve investimentos da ordem de R$ 16,3 milhões, entre recursos próprios da Embasa e provenientes do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Com a conclusão dos trabalhos, mais de 11,6 mil pessoas serão beneficiadas, garantindo a cobertura de 100% da sede do município com o serviço de esgotamento sanitário. Serão implantados 30 quilômetros de tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque (que conduz o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado) e emissário final, além de uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, DAF – Digestação Anaeróbia de Fluxo, 6 estações elevatórias de bombeamento e 2.773 ligações intradomiciliares.
O efluente tratado seguirá por gravidade até o estuário formado pelo rio do Macaco e pelos córregos Pai Anselmo, Peixoto e Peruípe, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. A ETE trata-se da unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final por efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação. 
O governador Jaques Wagner, disse que a obra de esgotamento sanitário diminui os gastos com a saúde pública, oferecendo à população melhor qualidade de vida. “Não podemos falar de saúde sem esgotamento. Este investimento ajuda a gestão municipal, que, com a obra concluída, terá menos problemas de saúde na cidade. A inexistência de saneamento é um elemento de propagação de diversas doenças e o esgotamento sanitário é uma área preventiva para a saúde pública”, ressaltou.  
Para o prefeito Jadson Ruas, o sistema de esgotamento sanitário de Caravelas é um sonho da sua comunidade, até porque, a obra passará atender todos os quase 3 mil imóveis da cidade, contando também com as novas ligações de água e esgoto, proporcionando uma cobertura de 100% à população da sede e, acrescenta dizendo que o investimento representa qualidade de vida para o povo e que, atualmente o sistema de esgotamento possui apenas uma elevatória e com as obras do sistema, a cidade ganhará 6 novas estações bombeadoras espalhadas pela cidade, cujas elevatórias são as unidades que bombeiam todo esgoto recebido, o elevando para a estação de tratamento. 
Jadson, que também é presidente da Assiciação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES), conseguiu reunir prefeitos e ex-prefeitos, no evento que marcou o fim de semana em Caravelas. Entre os presentes estavam prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT), prefeito de Itanhém, Milton Guimarães (PSD), prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa (PDT), o prefeito de Ibirapuã, Rildo Andrade (PRP), prefeito de Lajedão, Betão (DEM), prefeita de Prado, Maíra Brito (PP), prefeita de Jucuruçu, Uberlândia (PSD) e o prefeito de Nova Viçosa, Márvio Lavour (PMDB).
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), comemorou a chegada das obras para Caravelas, a qual é o representante no Poder Legislativo Estadual e destacou que a cidade fica com estes investimentos, muito melhor, higienizada e absolutamente preparada para receber qualquer tipo de investimento público e privado. “O objetivo da ampliação do sistema é garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, buscando a universalização de modo sustentável e contribuindo para a melhoria de vida e do desenvolvimento da cidade de Caravelas. Sobretudo, visa a sustentabilidade socioeconômica, ambiental dos empreendimentos e implementação, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse. 

Com informações do Teixeira News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp