Religião

Abílio Santana apresenta PL que pode limitar cotidiano de religiões de matriz africana

BNews
Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/06/2021, às 16h35   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Abílio Santana (PL-BA) protocolou na última terça-feira (22) na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe a exposição, lançamento ou destinação, de material orgânico ou não, líquidos ou sólidos, matéria viva ou não, objetos sólidos ou rejeitos, que afetem, atentem ou poluam o meio ambiente, obstruam a livre circulação de pessoas e veículos, em todo o Brasil. 

Na prática, a proposta pode limitar a atuação de entidades de matriz africana, inclusive com o fim de oferendas para Iemanjá, evento tradicional da Bahia realizado dia 2 de fevereiro.

Integrante da Frente Nacional Makota Valdina, Eduardo Machado criticou a iniciativa. "Com certeza essa Projeto de lei afeta o cotidiano e os rituais das religiões de matriz africana intrisecos a cultura local. Pois no que se refere a material orgânico diretamente é uma referência às medidas ambientais já tomadas por povos de terreiro, o cuidado nas oferendas religiosas, onde são separadas os materiais degradantes à natuereza e arreado as oferendas aceitas organicamente. Esta PL coloca em risco rituais populares como o balaio de iemanja, no dia 2 de fevereiro. A oferenda a Pedra de Xango assim como é uma ofensa em forma de cuidado a natureza, algo que deveria ser feito neste momento de privatizaçao de Parques", disse, ao BNews.

Questionado ao depudado sobre o impacto do PL às entidades de matriz africana, Abílio enfatizou que o eleitorado dele é o evangélico. “Não tenho preocupação se vai causar prejuízos a outras religiões. Defendo o segmento evangélico e sou membro titular da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados. Fui eleito para brigar pelos interesses do meu eleitorado. Agora, o projeto é claro e busca preservar o meio ambiente", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp