Salvador

Deputado Marcelo Nilo é alvo da PF; polícia investiga caixa 2 e manipulação de pesquisa

Gilberto Júnior / BNews
Policiais estiveram na casa e gabinete do deputado; além disso, a polícia também esteve na casa do genro de Nilo e na sede da empresa Leiaute Comunicação  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior / BNews

Publicado em 13/09/2017, às 06h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta terça-feira (13), o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Opinião, em Salvador. De acordo com o MPE, serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da operação está o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcelo Nilo. 

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com base em representação formulada pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), em procedimento que investiga o crime de falsidade eleitoral, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, envolvendo a empresa Bahia Pesquisa e Estatística LTDA (Babesp).

Segundo o MPE, os fatos são objeto de investigações em andamento tanto no órgão quanto na Polícia Federal, que buscam apurar se o deputado prestou informação falsa à Justiça Eleitoral, havendo indícios de que ele seria o controlador de fato da Babesp e que utilizaria a referida pessoa jurídica para contabilização fraudulenta de recursos utilizados de maneira ilegal em campanhas politicas, o que se costuma chamar de “caixa 2”. Além disso, há suspeita de possível manipulação do resultado das pesquisas eleitorais divulgadas por aquela empresa.

De acordo com o MPE, além de cumprir mandados na casa de Nilo, no Villaggio Panamby, no Horto Florestal, e também em seu gabinete na AL-BA, os policiais também estiveram na casa da irmã do deputado, no bairro da Federação; na residência do genro do parlamentar, Marcelo Dantas Veiga; do sócio da Babesp; Roberto Pereira Matos, e na sede da empresa Leiaute Comunicação. A polícia também esteve na sede da Secretaria da Fazenda do Estado e na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), onde trabalha o genro do parlamentar. A operação visa apreender documentos, papéis, registros e dados arquivados em equipamentos de informática que possam contribuir com as investigações.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do Governo informou que por volta das 6h10, a Polícia Federal chegou à Sefaz-Ba para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral, tendo como alvo um técnico administrativo do quadro efetivo da secretaria. 

Ainda segundo a secretaria, o servidor é lotado na área administrativa e não exerce nenhum cargo de confiança, direção ou assessoramento na Secretaria. A orientação da Sefaz-Ba é a de colaborar com as investigações, acompanhar os seus desdobramentos e, caso necessário, tomar as providências cabíveis.

A secretaria estadual informou também que “a Embasa não é objeto ou alvo da operação em questão e que a empresa está à disposição para prestar informações de natureza funcional sobre qualquer de seus colaboradores”.

Cerca de 30 policiais federais participaram da ação e dois membros da Procuradoria Regional Eleitoral acompanharam as buscas na Assembleia Legislativa e no endereço residencial do deputado.

O nome da operação, Opinião, é uma referência à empresa investigada, cujo objeto seria a realização de pesquisas de opinião.

Atualizada às 12h03

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp