Salvador

Vídeo: Óleo volta aparecer na praia do Farol de Itapuã

Reprodução/Leitor Bnews
Cerca de 14 toneladas de óleo foram retiradas das praias de Salvador neste final de semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

Publicado em 04/11/2019, às 08h47   Aline Damazio


FacebookTwitterWhatsApp

O óleo que atinge as praias do Nordeste há dois meses e quatro dias voltou a aparecer na Pedra do Sal, no bairro de Itapuã, na manhã desta segunda-feira (4).

As pelotas de óleo atingiram a areia e as pedras da praia. Os banhistas foram os primeiros a detectarem os fragmentos da substância. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) foi acionada e cerca de 20 agentes de limpeza estão no local trabalhando na retirada do material com pás, peneiras.

De acordo com a Limpurb, cerca de 14 toneladas de óleo foram retiradas das praias de Salvador, neste final de semana. Já nas praias de Lauro de Freitas, somente neste sábado (2), foram recolhidas cerca de duas toneladas de óleo, segundo a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Vídeo:

Atualização da mancha de óleo em Abrolhos

O  Grupo de Acompanhamento e Avaliação  (GAA) formado  pela  Marinha  do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos  Naturais Renováveis (Ibama) informaram que após a remoção, no domingo (3), dos pequenos fragmentos de óleo, na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos, não foram encontrados novos vestígios da substância na região.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi o primeiro parque do Brasil a receber o título de "Parque Nacional Marinho", O local é fundamental no ecossistema brasileiro, já que abriga a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp