Salvador

Após demora no atestado do óbito, corpo de idoso permanece por 24h dentro de casa no bairro de Pernambués

Leitor BNews
Atestado deveria ser dado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), mas serviço só será inaugurado em agosto  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 16/06/2020, às 18h50   Aina Kaorner e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O corpo de um idoso, de 92 anos, que morreu na segunda-feira (15) por insuficiente respiratória, permaneceu por 24 horas dentro de casa, enquanto a família aguardava o atestado de óbito e a remoção. 

O caso aconteceu na Rua 28 de Abril, no bairro de Pernambués, em Salvador. De acordo com o filho da vítima, o soldador Moisés Costa, de 46 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local pela manhã, logo após o óbito, com dois enfermeiros, que não puderam atestar o óbito, já que o documento só pode ser assinado por um médico. 

"Durante esse tempo o corpo do meu pai teve que ficar trancado dentro de um quarto e tivemos que dormir na mesma residência. Passaram para a gente que a cidade está com alta demanda de remoção de corpos e que, por isso, naquele momento, não tinha como tirar a certidão [de óbito]", disse o soldador, ao BNews.

Ainda de acordo com o filho da vítima, o atestado de óbito foi emitido por médicos do Samu, por volta das 23h da segunda-feira (15), mas o corpo continuou em casa esperando uma equipe do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML) para fazer a remoção até a sede, localizada nos Barris.

Procurada pelo BNews, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o serviço de atestado de óbito de indivíduos que tenham causa de morte natural e dentro de domicílios é de responsabilidade do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), não vinculado à Prefeitura Municipal de Salvador.  

“A gestão municipal, diante da situação de pandemia do coronavírus, criou uma estrutura temporária através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para auxiliar a atestar os óbitos nessa modalidade em Salvador. Disponibilizamos um médico e um técnico de laboratório para ir às residências porque entendemos o risco de contaminação da doença [Covid-19). De forma complementar, o Samu atende as ocorrências, que nesse momento, apresentam um grande volume de demanda”, disse a SMS, em nota.

O BNews também procurou a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para solicitar o contato do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), mas a Sesab informou que o serviço está "em finalização e será inaugurado em agosto desse ano".

O Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia (DPT) também explicou à equipe de reportagem que a remoção do corpo só pode ser feita pelo órgão em casos de mortes violentas, com a solicitação de uma delegacia, não para casos de mortes por causas naturais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp