Salvador

Bruno Reis defende volta às aulas em março e demonstra preocupação com fechamento de escolas privadas

Secom/Salvador
As aulas estão suspensas desde março do ano passado  |   Bnews - Divulgação Secom/Salvador

Publicado em 08/02/2021, às 09h36   Raul Aguilar e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), defendeu na manhã desta segunda-feira (8) o retorno às aulas presenciais em março deste ano na rede pública e privada da cidade. A grande preocupação do gestor é que o município não consiga concluir o calendário escolar de 2020, o que pode, consequentemente, atrasar os anos subsequentes. As escolas municipais ainda precisam cumprir com o calendário do ano passado que está comprometido desde março quando as atividades foram suspensas por decreto. 

“Os primeiros meses deste ano nós vamos ter que cumprir o ano letivo de 2020 para depois iniciar o ano letivo de 2021, e se a gente não voltar até meados de março, fatalmente, nós vamos ter que entrar no ano letivo de 2022, aí você começa a ter interferência em três anos. Então, se a gente quer zerar 2020 fazendo um calendário sincronizado e unificado com o governo do estado é importante a retomada da educação”, disse Bruno durante coletiva de imprensa.

Outra preocupação é uma possível alta pela procura de vagas na rede pública de ensino, já que, segundo ele, os impactos econômicos levaram muitas instituições de pequeno e médio porte à falência, diminuindo a oferta de vagas na cidade. 

“Até dezembro, nas escolas, assim como outros segmentos, a jornada de trabalho tem sido compensada e paga parte pelo governo federal, então, muitos empresários conseguiram manter suas atividades mesmo fechados, a partir de dezembro, não, eles não conseguem arcar com salários de professores. Muitas [escolas] estão fechando e quebrando, e eu preciso dizer que, com toda franqueza,  muitas escolas da nossa cidade quebraram, mas e na hora que os pais forem matricular seus filhos e não encontrarem vagas? Vão todos para a rede pública estadual e municipal, mas e se a gente não tiver vagas?”, alertou.

Reis esteve na semana passada reunido com o governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), e outros prefeitos baianos para tratar sobre o tema. Antes do encontro, o governador já havia comentado sobre a possibilidade de retorno às salas de aula antes de toda a população vacinada contra a Covid-19.

“Será antes da maioria da população ser vacinada, não tem como aguardar a maioria ser vacinada. Infelizmente, pelo volume de vacinas disponíveis no Brasil, nós só conseguiremos vacinar parte da população baiana e brasileira, na melhor das hipóteses, no segundo semestre. Nesse ritmo de disponibilidade da vacina, não há como vacinar todos no primeiro semestre”, disse durante uma live. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp