Salvador

Aguardando regulação há seis dias, mulher sofre hemorragia na Upa de Itapuã

Divulgação
Justiça já determinou a transferência imediata; Parentes e amigos procuram o MP-BA, e foram orientados a retornar na segunda  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/10/2017, às 12h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Aguardando regulação há seis dias, uma mulher de 28 anos, internada na UPA Hélio Machado, no bairro de Itapuã, em Salvador, sofreu hemorragia na manhã desta sexta-feira (13). Revoltados com a situação, amigos e familiares procuraram o BNews para denunciar o caso e decidiram fazer uma manifestação em frente à unidade de saúde.

De acordo com parentes da paciente identificada como Reyjane do Espírito Santo, a Justiça expediu uma liminar determinando que a mulher seja regulada imediatamente para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda segundo relato, eles também procuraram apoio no Ministério Público da Bahia (MP-BA), no entanto foram orientados a retornar na próxima segunda-feira (16). Até por volta das 12h30, a paciente seguia na Upa de Itapuã.

Por meio de nota, a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde informou que a paciente deu entrada no dia 07 de outubro com quadro de dor na garganta, corpo e febre. Além disso, detalhou que "no mesmo dia foi solicitada a regulação para clínica médica, porém, a transferência dependia da Central Estadual de Regulação, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), e mesmo com liminar, seria necessário aguardar posicionamento do órgão".

A SMS explicou que "no período que a paciente ficou internada na UPA, que é uma unidade transitória (não para pacientes permanecerem internados), os dados da paciente foram constantemente atualizados no sistema. No dia 13, às 17h, a mesma foi transferida para o Hospital da Mulher. Enquanto permaneceu na unidade, Reyjane do Espírito Santo recebeu toda assistência disponível numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA)".

Atualizada no dia 17 de outubro de 2017, às 10h17, com inclusão do posicionamento da SMS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp