Salvador

2 de Julho: confira programação que celebra 200 anos de independência da Bahia

Valter Pontes/ Secom
Programação do 2 de Julho ocorre entre os dias 29 de junho a 14 de julho  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/ Secom

Publicado em 03/06/2023, às 10h45 - Atualizado às 10h48   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador vai promover uma programação especial em comemoração aos 200 anos de Independência da Bahia. O tema desse ano será “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”. A lista de atividades terá atrações entre os dias 29 de junho e 14 de julho, com apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

Confira a programação completa:

29/06 (quinta-feira)
19h – Palco Campo Grande – Estreia do espetáculo "A Resistência Cabocla com Bando de Teatro do Olodum e convidados – Edição especial 200 anos da Independência.
30/06 (sexta-feira)
Inclusão dos municípios do recôncavo norte na rota do fogo simbólico - (Mata de São João, Dias D'ávila, Camaçari e Lauro de Freitas)
7h – Saída do fogo simbólico do recôncavo leste de Cachoeira e do recôncavo norte de Mata de São João em direção a Pirajá.
19h – Palco Campo Grande – Apresentação do Espetáculo "A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência"
01/07 (sábado)
8h – Entrega do memorial 2 de julho e do novo Largo da Lapinha
9h – Celebração do Te Deum com participação do coral da Basílica do Bonfim regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino – Igreja da Catedral da Sé
16h – Cerimônia Cívica de chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá
17h – Palco Largo de Pirajá – show do Cortejo Afro
19h – Palco do Campo Grande – Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência"
02/07 (domingo)
7h – Cerimônias cívicas
9h – Desfile 2 de julho – participação do museu vivo da cidade, caboclos de Itaparica, Encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da região metropolitana de Salvador, grupos populares.
Concurso de fachadas decoradas do percurso do desfile cívico
Concurso de fanfarras e balizas – Avenida Sete de Setembro
16h30 – Cerimônia cívica de chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do fogo simbólico por um atleta baiano
17h30 às 21h30 – Palco do Campo Grande – encontro de filarmônicas com maestro Fred Dantas - (participação das filarmônicas da Guarda Municipal, Senhor do Bonfim, Canarana, Santo Amaro, Alagoas, Oficina de Frevos e Dobrados).
19h – Palco Praça Municipal – Show Especial Sambaqui – Baiana System convida: Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Vandal, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição
03/07 (segunda-feira)
9h – Entrega do monumento em homenagem a Maria Felipa feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu
17h – Palco Campo Grande – Show do cantor Gerônimo
19h – Palco Campo Grande – Baile da Independência com Orquestra do maestro Fred Dantas
04/07 (terça-feira)
19h – Palco Campo Grande – Show Amado Caymmi - com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes.
05/07 (quarta-feira)
18h – Volta dos carros dos caboclos do Campo Grande para o pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
20h – Palco Largo da Lapinha – show com banda Ofá e Samba de Caboclo - participação de Ogãs de terreiros de candomblé da cidade.
05 a 07/07 (quarta a sexta-feira)
Espaço cultural da Barroquinha – IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 anos de Independência.
07/07 (sexta-feira)
19h – Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla - Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência", no espaço Boca de Brasa / Subúrbio 360 para comunidade local.
10 a 14/07 – projeto especial bicentenário nas escolas
10h e 14h - Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla - Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência" para alunos da rede municipal de ensino, no espaço Boca de Brasa 360, atingindo um público de aproximado de 3.000 alunos.
10h e 14h – Realização do cine clube 200 anos de Independência, com exibição de curtas metragens sobre o 2 de Julho realizados pela Fundação Gregório de Matos, com mediação do historiador Ricardo Carvalho, em dez escolas da rede municipal de ensino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp