Salvador

2 de Julho: Monumento a Maria Felipa será inaugurado em Salvador

Divulgação
O busto de Maria Felipa será inaugurado na quinta-feira (27), na Praça Cayru  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/07/2023, às 18h23   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

No finalzinho das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasl na Bahia, a Prefeitura de Salvador vai inaugurar, na quinta-feira (27), um monumento em homenagem a uma das principais heroínas do 2 de Julho; Maria Felipa.

O busto, feito pela artista soteropolitana Nadia Taquary, fica na Praça Cayru. “Pensei nela enquanto Yabá, uma grande mãe no sentido maior, grande guerreira das lutas sociais. Tem a ver com ancestralidade (...) Monumentos são símbolos do que uma sociedade valoriza e no Brasil as figuras históricas representadas em sua maioria são de homens, braços e de elite. Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente numa cidade majoritariamente negra”, contou a artista.

Ainda segundo Nadia, todos os detalhes da peça foram estrategicamente pensados para que fosse à altura do que representa Maria Felipa. “Tentei trazer uma característica de rainha, não só de poder, mas epoderamento e de fazer o que preciso for para a defesa de sua comunidade e do seu povo. Nos detalhes, adornos, brincos, pente, folha de cansanção, tocha e até um peixe foram alguns dos elementos que utilizei para fazer a composição da homenagem”, explica.

Até a escolha do local onde o momento ficará foi pensado junto a artista. Se trata de um lugar a beira-mar, localizado em a Baía de Todos os Santos, exatamente com Maria Felipa voltara para a Ilha de Itaparica, onde ela, juntamente com diversos homens e mulheres conseguiu expulsar as tropas portuguesas.

A inauguração acontece a partir das 8h, quando grupos culturais começam a se concentrar na Praça Cayru. Às 8h30, será o início performance das Pretas Percussivas ( Didá , Filhas de Gandhi e Mulherada). Com a chegada do prefeito Bruno Reis, marcada para 9h, os grupos culturais seguem em cortejo até o monumento. Às 9h20, o Grupo de Teatro da Casa Maria fará apresentação e, às 10h, ocorre o encerramento com as Pretas Percussivas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp