Salvador

Leitor do BNews denuncia desordem e insegurança em via no Caminho das Árvores 

Leitor BNews
Estacionamento desordenado de veículos nos dois sentidos da via é outro problema  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 08/05/2019, às 10h21   Redação BNews



Localizada em um bairro nobre da capital baiana, a Alameda Salvador, no Caminho das Árvores, acumula diversos problemas. O local dá acesso a uma unidade de ensino superior. Os fatos foram denunciados por um leitor do BNews, que registrou algumas imagens, na segunda-feira (6).

As principais reclamações são ausência de iluminação pública e falta de policiamento, que geram a sensação de insegurança e facilitam a ação de bandidos. Soma-se ao problema, o estacionamento desordenado de veículos nos dois sentidos da via. Além disso, os veículos disputam o espaço com as lixeiras de condomínios da localidade, expostas de maneira irregular na localidade.

A suposta invasão de área pública pelo Salvador Prime também foi destacada na denúncia. De acordo com a denúncia, no terreno do antigo canteiro de obras do condomíni, foram colocados tapumes, não respeitando o recuo de proteção da calçada, seguindo a linha do Edifício Mandarim e do próprio Salvador Prime.

Outro lado
À reportagem, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) informou que a Alameda Salvador passa por fiscalização frequente, através de viaturas em ronda, e os agentes de trânsito realizam autuações sempre que alguma irregularidade é identificada. Contudo, a autarquia ressaltou que será solicitado ao setor de fiscalização que as rondas na via sejam aumentadas, a fim de coibir as infrações que porventura aconteçam no local. Segundo o órgão, quem flagrar irregularidades também pode entrar em contato com o órgão através do app NOA Cidadão, assim como pelo Fala Salvador, por meio do número telefônico 156.  

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) esclareceu que foi realizada vistoria na região e existe uma ordem de serviço para obras. A pasta municipal ressaltou que Salvador é uma cidade que cresce rapidamente e que tem diversas demandas na área de iluminação pública.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) dosse que foi feita uma vistoria no local, na manhã desta quarta-feira (8), e verificou que o tapume não está invadindo a área pública e não obstrui a passagem dos pedestres. A Sedur ressaltou que o terreno é particular e pertence ao Edifício Salvador Prime. Na ocasião, a Sedur notificou o responsável para realizar a requalificação do passeio.

Ao site, a Polícia Militar (PM) disse que a 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), unidade responsável pelo policiamento na região, realiza blitz com regularidade no local. 

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) foi procurada, mas até o fechamento da matéria nenhum esclarecimento foi enviado. A reportagem também tentou contato com o Condomínio Salvador Prime, mas as chamadas não foram atendidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp