Salvador

Presidente da Associação das Baianas de Acarajé ressalta importância da profissão para economia local

Roberto Viana/BNews
Rita Santos falou ainda sobre a dificuldade em obter ponto fixo de trabalho   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 23/11/2019, às 13h46   Bruno Luiz e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Associação das Baianas, Rita Santos, ressaltou a importância das baianas de acarajé para economia local e os problemas enfrentados para exercer a profissão nos municípios baianos. "Essas mulheres vieram mostrar os problemas que elas têm. A questão de que os seus municípios, não as reconhecem como mulheres negras, baianas de acarajé, que movimentam a economia do município, movimentam a economia do estado e do país", declarou Rita, durante a comemoração nacional do Dia das Baianas de Acarajé, na Igreja do Rosário dos Pretos, neste sábado (23).

Rita falou também sobre os problemas vividos pelas baianas como não obtenção de pontos para realizar suas atividades. 

"Muitas delas não tem direito a ter um ponto fixo na rua, baiana só é baiana de acarajé, só faz salvaguarda do seu ofício, se estiver na rua, num ponto trabalhando para levar seu sustento para dentro de casa [...] É um momento de afirmação e resistência. Mostrar que a baiana é resistente, ela tá aí para o que der e vier", declarou Rita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp