Salvador

Estrutura encontrada na Praça Castro Alves deve ser incorporada a novo espaço cultural

Roberto Viana/ BNews
Informação foi confirmada por Cláudio Tinoco e pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro, que diz que ruínas são de fonte construída após o Teatro São João  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 21/01/2020, às 12h01   Henrique Brinco e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A estrutura antiga encontrada soterrada na Praça Castro Alves, no Centro Histórico, deve ser aproveitada para a construção de um espaço cultural.

Em contato com o BNews, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, afirmou que a ideia inicial é que as ruínas sejam incorporadas à uma espécie de pequeno palco, para apresentações de teatro ou recital de poesia. 

Ao contrário do se acreditava inicialmente, inclusive publicado pelo BNews com base em entrevista com o historiador Jaime Nascimento, a análise indica que o achado arqueológico não faz parte do icônico Teatro São João (1812-1923), destruído por um incêndio e demolido. Segundo Guerreiro, provavelmente se trata de uma fonte de água que foi construída anos após o teatro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, confirmou que há a "possibilidade de associação com uma fonte construída pós teatro". A Fundação Mario Leal, vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), irá decidir sobre o aproveitamento das ruínas para um novo projeto na Praça Castro Alves, que deve permanecer com trecho interditado durante o Carnaval deste ano.

"Fundação Mario Leal está trabalhando no projeto e está decidindo se o achado vai ser incorporado. Assim, que for decido, o prefeito tornará pública a decisão [...] O que posso dizer é que nessa requalificação faremos um aproveitamento, associando a questão cultural com a incorporação do espaço e do achado", explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp