Salvador

Codecon notifica Vinci Airports e autua companhias aéreas por prejuízos a passageiros após cancelamento de voos

Roberto Viana/BNews
Passageiros tiveram voos cancelados desde às 16h horas de terça-feira (11) em razão de buracos na pista do terminal  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 12/02/2020, às 11h26   Redação BNews


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A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) autuou companhias aéreas, no aeroporto de Salvador, na manhã desta quarta-feira (12), para prestarem esclarecimentos sobre a falta de assistência aos consumidores que tiveram seus voos cancelados desde às 16h horas de terça-feira (11) em razão de buracos na pista do terminal.

De acordo com a Codecon, a Vinci Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto, será notificada sobre a falta de informação prévia.

Segundo Roberta Caires, diretora do órgão, não há razoabilidade na forma que os passageiros foram tratados, já que seus direitos determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) não foram atendidos.

"O direito à informação não está sendo respeitado. Após 4 horas, os consumidores têm direito a hospedagem, traslado do aeroporto-hotel-aeroporto. Na primeira hora, têm direito a alimentação. É constrangedor ver crianças dormindo no chão, sem ter a hipervulnerabilidade delas, prevista no Código de Defesa do Consumidor, respeitada", afirmou Roberta Caires.

Os consumidores que se sentirem lesados podem buscar a Codecon por meio das redes sociais, do aplicativo Codecon Mobile, ou por meio do telefone 156, Disque Salvador.

Em nota, a concessionária que administra o Aeroporto de Salvador informou que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.

“A administração esclarece ainda que as companhias aéreas tinham sido notificadas com antecedência da manutenção preventiva e do consequente encurtamento da pista principal. A situação que levou à interdição total da via, na tarde desta terça-feira (11), foi um fato novo e emergencial, portanto não sendo possível emitir qualquer comunicado prévio”, disse.

“As companhias aéreas foram avisadas sobre o ocorrido para que suas operações fossem adequadas a capacidade da pista auxiliar e a concessionária orientou os passageiros a verificar o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto. Diante de situações de emergência, a Concessionária sempre optará por priorizar a segurança dos seus passageiros e de suas operações”, finalizou. 

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