Salvador

Aeroporto de Salvador e Anvisa apresentam plano de contigência contra o coronavírus

Divulgação/Ascom
Objetivo é evitar o contágio com possíveis passageiros infectados e introduzir medidas de profilaxias  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom

Publicado em 13/02/2020, às 15h16   Redação BNews



O Salvador Bahia Airport e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentaram nesta semana o plano Especial de Contingência contra o Coronavírus. Funcionários da companhia aérea, órgãos públicos e equipes do posto de atendimento pré-hospitalar do Aeroporto (PAPH) conheceram o projeto para conter a entrada do vírus na cidade.

O plano alerta para a responsabilidade de cada setor envolvido no atendimento a um eventual suspeito de contágio pelo Coronavírus, e apresenta procedimentos para isolamento, retirada e encaminhamento à unidade de saúde recomendada pela Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo é que haja um padrão no procedimento além de maior agilidade, para evitar a proliferação da doença.

“Quanto mais pessoas estiverem preparadas para identificar passageiros com sintomas da enfermidade e adotar as medidas adequadas após isso, lidaremos com a questão de maneira mais rápida e eficiente”, disse Jader Depa, coordenador de Resposta à Emergência Aeroportuária do Salvador Bahia Airport, sobre a importância do compartilhamento do Plano. Até o momento, não foram identificados passageiros com sintomas do novo coronavírus.

O Salvador Bahia Airport adotou uma série de medidas que vão além da transmissão dos alertas sonoros da Anvisa - emitidos a cada dez minutos na área de desembarque, como dispensers de álcool em gel na saída dos banheiros, na Praça de Alimentação e em outras áreas de grande circulação.

Também serão veiculados avisos informativos sobre a profilaxia adequada ao lado dos pontos de distribuição de álcool em gel, nos estabelecimentos dentro do aeroporto e nos monitores do terminal de passageiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp