Salvador

ICBA é autuado por crime ambiental por corte irregular de árvore de grande porte; veja

Leitor BNews
O valor da multa aplicada é de R$ 10 mil  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 03/08/2020, às 19h29   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O Goeth-Institut Salvador Bahia, que sedia o Teatro ICBA, no Corredor da Vitória, foi autuado por crime ambiental após cortar uma mangueira de grande porte sem autorização da Prefeitura.

A denúncia foi feita ao BNews por um leitor que mora na região. Incomodado com o barulho de serra elétrica no fim de semana, foi até o local e constatou que se tratava da poda de uma árvore "centenária". Ele verificou que o procedimento era feito por um funcionário aparentemente contratado pelo instituto, sem a farda de nenhum órgão municipal.

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi até o local e constatou que a "supressão irregular" da árvore, que não tinha sido solicitado pelo ICBA. 

O valor da multa aplicada é de R$ 10 mil, conforme prevê o Artigo 25. Anexo II – Item V da Lei 9.187/2017 que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Salvador. 

Em nota enviada por meio da assessoria à reportagem nesta manhã, ainda antes da autuação da Sedur, o ICBA informou que a mangueira, que compõem com outras árvores da mesma espécie "a paisagem da instituição há décadas", estava "doente e com risco de queda", trazendo riscos aos "frequentadores do espaço".

De acordo com o instituto, foi decidida pela poda "em caráter de emergência", para que não fosse preciso "aguardar a normalização das emissões de alvará" pelo órgão, em razão das intercorrências causadas pela pandemia de Covid-19.

A Sedur, contudo, disse que a informação "não procede". O órgão negou que tenha interrompido o atendimento durante a pandemia, que continuou por meio de agendamento, das 8h às 14h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp