Salvador

Com isolamento social, Limpurb retira 1,7 mil toneladas a menos de lixo das praias

Valter Pontes/Secom
Com as praias vazias por conta dos decretos municipais houve uma redução significativa na quantidade de lixo   |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 30/08/2020, às 15h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para a contenção da Covid-19 proporcionou benefícios ao meio ambiente em diversas cidades do país e do mundo. Em Salvador não tem sido diferente. Com as praias vazias por conta dos decretos municipais houve uma redução significativa da quantidade de lixo nas praias da capital. 

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, de março a julho, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) retirou 1,7 mil toneladas a menos de resíduos das praias da cidade, em relação ao mesmo período do ano passado (4,8 mil em 2019 contra 3,1 mil este ano). No mês de junho a redução foi 44% e, no mês passado, de 38%. 

"Continuamos coletando lixo nas praias, mesmo com o isolamento social, porque há muita sujeira que chega do mar, oriundas de rios e canais, por exemplo. Além disso, tem aquelas pessoas que, mesmo com a fiscalização da Prefeitura, insistem em desrespeitar o decreto, frequentando as praias e gerando resíduos também", diz o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira. 

Fundo do mar

Bernardo Mussi é um dos idealizadores do projeto voluntário Fundo da Folia, responsável por retirar resíduos do fundo do mar. Segundo ele, o cenário está bem diferente do habitual. “Aquele lixo tradicional que sempre encontramos, como latas de cerveja e refrigerantes, garrafas pet, copos, pratos e talheres descartáveis, canudos, espetinhos e muitas embalagens plásticas de salgadinhos e de outros alimentos não estavam lá. Também percebi que a fauna e flora marinhas estavam mais vivas”, declara.

Em dez anos de projeto, o grupo já recolheu milhares de resíduos de todo o tipo do fundo do mar, incluindo pneus, muitas latas, equipamentos eletrônicos, roupas e até dentaduras. Mas por conta do isolamento social, a retirada voluntária teve que ser suspensa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp