Salvador

População vulnerável terá cursos gratuitos no Restaurante Popular de Pau da Lima, em Salvador

Arquivo BNews
Programa Recomeçar Sempre oferta cursos profissionalizantes para público em situação de rua  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 27/10/2020, às 14h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), ofertará,  a partir do dia 9 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima, cursos profissionalizantes na área de gastronomia, para pessoas em situação de vulnerabilidade. A assinatura do contrato de parceria entre a Sempre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac), ocorreu nesta segunda-feira (26).  O Programa “Recomeçar Sempre”, faz parte do conjunto de ações de retomada econômica para a população vulnerável,  que sofreu impactos sociais em função da pandemia  do coronavírus.  

O programa será realizado no complexo de Pau da Lima, que abriga o Restaurante Popular, inaugurado em maio deste ano. O espaço oferta capacitação, insumos e acompanhamento socioassistencial para as famílias referenciadas nos equipamentos de Assistência Social do município, como forma de promover geração de renda e autonomia financeira. Após o término dos cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes, emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública – Semop, para começarem a empreender. Também foi realizada articulação com a Vigilância Sanitária de Salvador para orientação sobre boas práticas de higiene. 

“Acreditamos que, por meio da qualificação e formação profissional, podemos, sim, contribuir para que as pessoas em vulnerabilidade social possam descobrir e desenvolver novas habilidades, e que a partir da comercialização dos produtos feitos por eles, possam gerar sua própria renda. O Recomeçar Sempre é sinônimo de autonomia”, disse a secretária da Sempre Juliana Portela. 

Participará das primeiras turmas um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de famílias; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (Restaurantes Populares); além de assistidos pelos CRAS, CREAS, Centros POP, UAIS  e desempregados, com faixa etária entre 18 e 60 anos. 

A gestão municipal está investindo cerca de R$40 mil este ano, para a implementação das cinco turmas de preparos de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas  e  preparo de bolos tradicionais. As turmas serão compostas por 20 alunos e contarão com interprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.  

A secretária da Sempre reiterou que “para a realização das aulas serão seguidos todos os protocolos municipais para cursos livres como aferição de temperatura, higienização dos espaços, utilização de aventais e máscaras descartáveis e distanciamento social”.  

Marina de Almeida, diretora regional do SENAC/BA, ressaltou que “uma parceria com a Prefeitura é sempre bem-vinda. Nós trabalhamos em uma sintonia muito grande, para atender ao público carente, principalmente nesse momento, para que as pessoas melhorem sua autoestima, consigam uma profissão, e possam sair da situação de pobreza. Geralmente são pessoas muito simples, muito carentes e que quando têm oportunidades como a que o Senac e a Prefeitura estão dando, com certeza, vão ter mais sucesso, serão mais felizes e vão ter uma renda própria”.

A parceria continuará em 2021, com o investimento de mais de R$ 870 mil reais para promover a qualificação e formação profissional e estimular a produção e a comercialização, possibilitando a inclusão social através do trabalho informal da população em situação vulnerabilidade da capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp