Salvador

Onze casos de superfungo resistente a medicamentos são registrados no Hospital da Bahia

Divulgação
Ainda não há registros de outros casos no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/01/2021, às 08h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Onze pacientes foram diagnosticados com o superfungo fatal “Candida auris'” resistente a medicamentos no Hospital da Bahia, em Salvador. A situação está sendo tratada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como surto.

De acordo com o jornal Correio, a confirmação dos casos no Hospital da Bahia foi feita pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Todos os pacientes sobreviveram à infecção. Ainda não há registros de outros casos no país.

O primeiro caso no estado foi confirmado pela Anvisa em dezembro de 2020. O organismo foi identificado pelo setor de microbiologia do hospital na amostra de ponta de cateter de um de seus pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto da instituição.  Foram realizadas duas contraprovas, sendo uma no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e outra na Universidade de São Paulo, que é a referência nacional do Ministério da Saúde, testando positivo em todas as ocasiões.

No geral, o  Candida auris é capaz de provocar doenças sistêmicas; infecções de doença sanguínea; infecções associadas e relacionadas a cateteres; e infecções de feridas cirúrgicas ou otológicas - nos ouvidos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp