Salvador

Especialista comenta que tipo de prejuízo a população pode ter após vazamento de dados

Reprodução/Instagram @murilogomesmg
Na entrevista, o advogado falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @murilogomesmg

Publicado em 04/02/2021, às 19h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado especialista em Lei Geral De Proteção De Dados, Murilo Gomes, comentou durante entrevista ao BNews Agora, na Piatã FM, na noite desta quinta-feira (4), que tipo de prejuízo a população pode ter após dados pessoais serem expostos na internet.

“Esse evento que aconteceu traz inúmeros prejuízos, a gente inicialmente pensávamos que eram dados simples, mas posteriormente ficamos sabendo que existia mais de 20 tipos de dados diferentes, isso traz um prejuízo catastrófico porque em posse desses dados tem a possibilidade do cometimento de crime, golpes, compras realizadas na internet, contratos no ambiente virtual, os criminosos podem aplicar golpes e podem perdurar por muito tempo”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 2020, mas as penalidades só podem ser aplicadas nos responsáveis a partir de agosto de 2021. “É sempre bom verificar se tem linha telefônica aberta no seu nome, se algum contrato foi feito, para assim apresentar um boletim de ocorrência para que os efeitos dessa fraude sejam cessados”, explicou.

Na entrevista, Murilo Gomes disse ainda que é sempre bom ler os termos e políticas de privacidade de sites que estão acessando para que não acabe autorizando a empresa a usar seus dados de forma indevida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp