Salvador

Mulheres ocupam cargos de liderança em instituto do terceiro setor

Divulgação
Dia da mulher é marcado por participação feminina com porcentagens consideráveis  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2021, às 10h12   Redação BNews



Buscando igualdade de gênero, o Instituto Nacional de Tecnologia (INTS), que tem sede em Salvador, tem 73% de ocupação de mulheres em cargos na empresa entre os seus mil colaboradores pelo país. 

Uma dessas é Neyla Carvalho, gerente de Recursos Humanos do INTS, formada em administração de empresa. Para ela, as mulheres estão em busca da liberdade de escolha que antes não tiveram, muito culpa da sociedade e das próprias empresas. “Elas foram em busca de algo que elas acreditam. Não é só igualdade, pois a igualdade envolve outras coisas. Foram em busca dos sonhos, das conquistas que antes se resumiam em ser mãe. A realização de uma mulher não está em só ser mãe”, comentou. 

Apesar de ter inúmeras mulheres no instituto trabalhando, a psicóloga Amanda Bahia afirma que os homens com quem trabalha a tratam com respeito. “Não é uma disputa de quem é melhor, é igualdade de gênero de fato. É agregar que, o fato de uma mulher entrar em um período menstrual e ter questões hormonais envolvidas, o fato dela ter a capacidade de escolha de gerar uma vida, não torna ela frágil e nem menos merecedora de ganhos no ambiente corporativo”, explica.

Ocupação

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2020, 46,3% estavam no mercado de trabalho. O INTS, no entanto, tenta constantemente evidenciar as mulheres em cargos de liderança, como diretoras das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Brotas (Salvador-BA) e Feira de Santana (BA), além de cargos consideráveis em outras unidades de saúde em outros estados. 

Neyla Carvalho aconselha que as mulheres se dediquem para conseguir o que quer, principalmente em um mundo que há bastante desigualdade de gênero. “Eu tinha claro o que queria para mim e o que quero. Se dedique para te dar sempre o melhor. Quando você entrega o melhor trabalho, você está se realizando. Eu sempre quis superar aquela régua e foi assim que eu fui crescendo na minha profissional, trazendo ideias novas. Tenha claro o que você quer, faça sempre o seu melhor e vá em busca disso. Isso gera segurança e quando você se posiciona dessa forma, as pessoas se te respeitam”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp