Salvador

Personal baiano com 82% do coração comprometido pede ajuda na internet para tratamento; veja

Reprodução/Instagram @vaquinhaluisaomistersantos
Luis Santos possui apenas 18% da fração cardíaca e já está na fila do transplante em Recife  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @vaquinhaluisaomistersantos

Publicado em 14/03/2021, às 10h38   Yasmin Garrido



Incapacitado para o trabalho desde que sofreu sucessivas paradas cardíacas em 2019, que o deixaram com apenas 18% do coração em funcionamento, Luis Antônio Santos de Castro, que é personal trainer, mobilizou a internet neste fim de semana ao pedir ajuda para mais uma etapa do tratamento, enquanto espera por um transplante cardíaco.

Pai de uma menina de 8 anos, ele contou que a maior vontade é poder recuperar a saúde para ter a chance de ver a filha crescer. “Se Deus me permitir permanecer vivo, quero vê-la crescer, voltar a trabalhar e dar minhas aulas sempre com dignidade e amor”, disse.

O diagnóstico da insuficiência cardíaca veio em 2011 e, de lá para cá, o quadro de Luis passou por severos agravamentos, até 2019, quando sofreu as duas paradas. “Eu só tenho 18% do coração funcionando e, se ele parar de novo, todo o resto para”, desabafou. 

No trabalho como personal, segundo ele, já não consegue carregar um peso de cinco quilos, e tem se mantido com a ajuda de alunos e amigos, que não deixaram de ter aulas com ele. “Subir uma escada, que é uma coisa natural, eu não consigo mais sem cansar. A mesma coisa ao tomar sol, pois sinto que vou desmaiar. São pequenos esforços que eu não consigo mais fazer”.

Diante da situação, Luis Antônio decidiu criar uma vaquinha online, para arrecadar a verba que será utilizada na próxima fase do tratamento, com a realização de exames, em Recife, e posteriormente, a cirurgia de transplante, a qual ele já aguarda na fila.

“Consegui uma consulta com a equipe de um hospital de referência médica em transplante, em Recife, onde terei de ficar por uma semana para a realização de exames e procedimentos referentes à cirurgia”, explicou. Em Salvador, o personal conta com o apoio da equipe do Hospital Ana Nery.

Ainda segundo Luis, com o andamento da fila de transplantes, ele deverá morar em Recife para aguardar a cirurgia, que deve acontecer, conforme previsão, daqui a quatro a seis meses. Até a manhã deste domingo, a vaquinha online já havia arrecadado 13% do valor estabelecido, que é de R$ 22 mil. As doações também podem ser feitas diretamente nas contas bancárias do personal trainer (clique aqui).

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp