Salvador

Prefeitura já interditou mais de 8 mil estabelecimentos por desobedecerem decretos; veja quem lidera

Jefferson Peixoto / SECOM
Bares, restaurantes, salões e barbearias são os que mais descumprem decretos na cidade   |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto / SECOM

Publicado em 18/03/2021, às 11h56   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Em atuação desde março do ano passado, a força-tarefa da prefeitura de Salvador que fiscaliza o cumprimento de decretos municipais em razão da pandemia da covid-19 já interditou 8.400 estabelecimentos comerciais por descumprimento das medidas de restrição. Em um ano de trabalho, a equipe liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar (PM-BA) realizou 366 mil ações fiscais, sendo mais de 357 mil vistorias, cassou 100 alvarás e dispersou aproximadamente 700 aglomerações em vários pontos da cidade.

De acordo com a prefeitura, os fiscais percorrem diariamente os 170 bairros da capital baiana para fazer valer os decretos que têm como objetivo reduzir a disseminação da Covid-19.

Os estabelecimentos que mais infringem as regras são os bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Entre os bairros que lideram o ranking de descumprimento dos decretos estão Cajazeiras, Pernambués, São Marcos, Itapuã, Fazenda Grande do Retiro e Boca do Rio.

Ainda segundo a gestão municipal, a equipe reúne 120 fiscais da Sedur e policiais militares que se revezam em três turnos. Os agentes, conforme a prefeitura, são munidos com informações estratégicas, levantadas pelo sistema de inteligência do órgão, que faz um mapeamento para identificar os locais com o maior número de irregularidades, além das denúncias do Disque Coronavírus 160. Com esses dados, são traçados roteiros diários de fiscalização.

Desde fevereiro deste ano, Salvador voltou a adotar medidas mais restritivas para ajudar a conter o número de casos da doença. Entre os dias 19 de fevereiro e a  terça-feira (16), já foram realizadas mais de 28 mil vistorias, 373 interdições e cerca de 100 aglomerações foram dispersadas.

Para o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, a colaboração da população é indispensável no combate a proliferação do coronavírus. “Estamos nas ruas exercendo o nosso papel e dando o nosso melhor para salvaguardar vidas. Precisamos que as pessoas continuem colaborando porque, só assim, conseguiremos superar esse momento”, afirma.

Brandão admite que essa tem sido uma batalha difícil, mas carrega uma mensagem de esperança. “Já vencemos a primeira onda e vamos vencer a segunda. Precisamos nos manter firmes para ter a nossa cidade de volta com a alegria e a paz restabelecida e, acima de tudo, a saúde do nosso povo”, conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp