Salvador

Filhote de baleia jubarte é filmado no bairro do Comércio; assista

Reprodução/ Vídeo
Esses animais são conhecidos também como “baleias cantoras”, pois produzem um som característico que é uma forma de comunicação bastante evoluída para os mamíferos marinhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 17/06/2021, às 12h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma baleia foi filmada nesta quinta-feira (17), nadando pelas águas do bairro do Comércio, em Salvador. Segundo o diretor do Instituto de Biologia da UFBA, Francisco Kelmo, trata-se de um filhote de baleia jubarte (Megaptera).

Kelmo aponta que o filhote se desgarrou da mãe, mas não há como saber o motivo. Os machos adultos têm entre 13 e 14 metros de comprimento. Já as fêmeas adultas possuem entre 15 e 16 metros. Essa espécie costuma viver entre 45 e 50 anos.

“As baleias jubarte são animais comuns em todos os oceanos. Essa época do ano, elas saem da Antártida e procuram águas quentes para se reproduzir. Embora estejamos entrando no inverno, nossa água é relativamente muito mais quente comparada ao local onde elas passam a maior parte do tempo. Então, é comum esses animais serem avistados na nossa costa principalmente entre o início de junho e o final de agosto”, explicou o especialista.

As baleias jubarte são conhecidas também como “baleias cantoras”, pois produzem um som característico que é uma forma de comunicação bastante evoluída para os mamíferos marinhos.

Kelmo alerta que as pessoas e embarcações não devem se aproximar quando avistarem esses animais. “São para serem contemplados à distância. As baleias jubarte podem querer brincar, saltitar, mostrar a cauda, mergulhar e isso pode virar pequenas embarcações e danificar as maiores. Além disso, os animais podem se machucar nesse tipo de interação. Então, observem de longe, se protejam e não causem riscos às baleias”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp