Salvador

Basílica do Senhor do Bonfim passará por intervenção para recuperação de azulejos

Betto Jr./ Secom
Obras contam com investimento de R$386 mil  |   Bnews - Divulgação Betto Jr./ Secom

Publicado em 17/08/2021, às 12h32   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, passará por novas melhorias promovidas pela prefeitura de Salvador. Nesta terça-feira (17), a ordem de serviço para o início das obras de restauração de diversos elementos artísticos do templo foi assinada no local pelo prefeito Bruno Reis (DEM). A intervenção foi adianta pelo secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Fábio Mota, durante entrevista ao BNews Turismo

As intervenções serão feitas nos painéis de azulejos portugueses localizados no interior do santuário. As cerca de 2,3 mil peças são do século XIX e apresentam desgastes em função do tempo. Os pisos do cancelo da capela-mor e no arco do cruzeiro também serão restaurados.  A obra, que deve durar seis meses, conta com investimento de R$386 mil, com recursos de emenda parlamentar e aditivos gestão municipal e será feita pela construtora Pentágono.

Há anos a frente de missas na Basílica, o Padre Edson celebrou a assinatura da ordem de serviço para a restauração da igreja. "A restauração vai acontecer aqui no corredor do lado direito da Basília, onde tem azulejos portugueses [...] é muito precioso aqui neste contexto arquitetônico e cultural, de um lugar bastante visitado por turistas e o arco que dá acesso à capela mor", descreveu.

O prefeito salientou a importância do templo para o turismo e para a religiosidade da capital baiana. “A prefeitura tem feito um esforço para recuperação de diversos equipamentos e espaços históricos que fazem parte do nosso patrimônio. Com isso, estamos dando continuidade ao processo de recuperação desde santuário tão importante para a história e a religiosidade da cidade. Essa intervenção visa proteger essa casa que é símbolo da nossa fé, e também impulsionar toda a cadeia do turismo”, declarou Bruno Reis.

“Esta é uma ação importantíssima em um dos maiores patrimônios do Brasil, que é a Igreja do Bonfim. São obras importantes para a conservação e melhoria da igreja e do conforto dos visitantes, que vêm conhecer este símbolo de religiosidade e de tradição do povo baiano e brasileiro”, ressaltou o secretário.

Matérias relacionadas:

"Falta de compromisso pode penalizar todos", diz Bruno Reis sobre soteropolitanos que não se vacinaram

Bruno Reis anuncia cadastramento de menores de idade para vacina contra Covid-19

Prefeitura de Salvador já tem calendário de festas, mas depende da imunização, diz Secult

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp