Salvador

Equipe do Samu é acusada de recusar atendimento a jovem no Engenho Velho de Brotas; veja vídeo

Reprodução/vídeo
A Secretaria Municipal da Saúde negou que a equipe tenha exigido que o paciente estivesse com o documento de identificação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 23/08/2021, às 18h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acusada de negar atendimento a um jovem de 19 anos, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, na noite deste domingo (22). 

De acordo com familiares de Ítalo Silva, o Samu foi acionado após o jovem passar por mal por ingerir várias medicações, no entanto, quando os profissionais chegaram ao local não realizaram o atendimento sob a alegação de que o paciente estava sem documentos de identificação. Além disso, segundo parentes de Ítalo, a equipe informou ainda que não possuía maca dentro da ambulância para transportar o rapaz.

Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver Ítalo no chão enquanto populares registram a situação. “Duas unidades do Samu e nenhuma das duas quer levar o menino porque ele está sem documento”, narra o homem que faz a gravação.

Segundo familiares do jovem, uma das ambulâncias era exclusiva para atender casos de suspeita de covid, e por isso, negou atendimento.

Após as negativas, os parentes de Ítalo resolveram levar o rapaz por conta própria para o Hospital Geral do Estado, onde recebeu atendimento. Ele recebeu alta na manhã desta segunda-feira (23) e passa bem.

Procurada pelo BNews, a Secretaria Municipal da Saúde negou que a equipe tenha exigido que o paciente estivesse com o documento de identificação e explicou que a ambulância estava retornando de uma ocorrência para a base do Samu para ser reequipada e higienizada quando foi interceptada pelos familiares do paciente.  "Ressaltamos que os profissionais prontamente entraram em contato com a central para solicitar o envio de uma ambulância com condições adequadas para realizar o atendimento, no entanto, a família optou por remover por meios próprios. Salientamos que não houve nenhuma ressalva  por parte da  equipe sobre a ausência de documentação do mesmo", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp