Salvador

Vice-prefeita fala sobre importância da distribuição de absorventes: 'Dá dignidade'

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 22/11/2021, às 09h16   Luiz F. Fernandez e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador lança nesta segunda-feira (22) um programa que será responsável por distribuir absorventes higiênicos nas escolas municipais. A apresentação do O Ciclo de Cuidados - Programa de Dignidade Feminina foi feita na manhã de hoje, durante um evento em uma escola do bairro de Santa Cruz. 

A vice-prefeita, Ana Paula Matos, comentou sobre a importância que o item tem para combater a pobreza menstrual.  

“É muito importante dar esse pontapé muito forte no conceito de dignidade menstrual, dar acesso a todas as meninas e mulheres — já que temos a educação de jovens e adultos — a esse item, que é  de higiene, mas também de dignidade. Quando você tem o uso adequado você evita doenças que podem afetar a vida reprodutiva das pessoas. Aqui, na educação, é a garantia de que nenhuma menina falte aula pela ausência desse item”, comentou.  

Leia também:

O assunto esteve em voga quando o presidente Jair Bolsonaro vetou um artigo do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que garantia a distribuição de absorventes higiênicos para os cuidados básicos da saúde menstrual. A decisão foi publicada em outubro, no Diário Oficial da União.

Em sua justificativa, o presidente disse ter consultado o Ministério da Economia e não ter encontrado a origem do recurso que seria utilizado para o projeto, e que a pasta chefiada por Paulo Guedes — proprietário de uma offshore milionária situada em paraíso fiscal — o texto "contraria o interesse público", pois afeta a "autonomia das redes e estabelecimentos de ensino".

Matérias relacionadas:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp