Salvador

Prefeitura vai reordenar linhas de ônibus a partir do final de semana

Imagem Prefeitura vai reordenar linhas de ônibus a partir do final de semana
Empresas terão que operar linhas mais próximas de suas garagens  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/12/2013, às 09h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A partir de sábado ou, no mais tardar, segunda-feira, as empresas de ônibus passarão a operar linhas mais próximas de suas garagens, conforme explicou ao Correio o diretor de Transporte da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Eládio Gomes. 

Segundo ele, o propósito é organizar o sistema para que uma mudança definitiva seja feita após a licitação dos transportes coletivos. Ainda de acordo com ele, nesta primeira semana, a reorganização atingirá cerca de 90 linhas, distribuídas nas três áreas da cidade – Área A, do Subúrbio; Área B; do miolo; e Área C, da orla e do centro. As empresas estarão distribuídas também por áreas, com igual percentual.

“Não vai mudar nada para o passageiro, só para as empresas. As linhas que eles conhecem continuam existindo, só que operando por outras empresas”, explicou. Com as empresas operando mais próximas de onde estão alocadas, é possível que, após a licitação, as garagens mudem de lugar. A troca de linhas entre as empresas é apenas a primeira parte da racionalização.

Nas próximas semanas, a Transalvador promete iniciar a criação de linhas e, em seguida, concluir a racionalização total do sistema com a concentração das linhas por empresa. Ou seja, se um mesmo trajeto é feito por mais de uma operadora, ele passará a ser feito por uma só. “Isso vai aumentar a oferta de horário para a população”, disse Eládio.

O diretor de Transportes disse que a reorganização é um pleito antigo das empresas de ônibus. Através da assessoria de comunicação, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) limitou-se a dizer que irá cumprir a determinação da Prefeitura, “seja ela qual for”. 

A última audiência pública antes do lançamento do edital de licitação para concessão do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador ocorrerá no próximo dia 19, no auditório do Ministério Público, em Nazaré, às 9h. Uma consulta pública pela internet já foi encerrada no início do mês e reuniu mais de 170 sugestões na minuta elaborada pela prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp