Salvador

Para combater o crime, Detran vai licitar sistema de fornecimento de placas

Imagem Para combater o crime, Detran vai licitar sistema de fornecimento de placas
"Vamos tirar estes zangões", afirma diretor de Veículos do órgão sobre eficiência do sistema  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/05/2014, às 05h56   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

"Vamos tirar estes zangões". Assim resumiu o diretor de Veículos do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), Major Márcio Blanco, sobre a eficácia do processo licitatório que será aberto este ano para a implementação do sistema de fornecimento de placas. Em conversa exclusiva com o site Bocão News, Blanco, que está à frente do cargo há sete meses, afirmou que o órgão já vinha estudando esta possibilidade já que hoje não há um sistema informatizado de controle de fabricação e distruibuição das placas automotivas. "Desta forma vamos atacar frontalmente a clonagem de placas, bem como, o comércio ilícito de pessoas que vendem placa de forma irregular", afirmou.
A reportagem também conversou com o diretor do Detran, Major Maurício Botelho, que ressaltou o ineditismo da ação do órgão. "De fato, é inédito na Bahia. Já estamos preparando a licitação para soltar o quanto antes", comemorou. Botelho entende ser necessária a participação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), bem como, do Ministério Público, visando a eficácia e a transparência dos sistema a ser contratado, inclusive nos aspectos de defesa dos direitos do consumidor, especialmente na modicidade dos preços a serem praticados. 
O sistema
Com a licitação ainda sem data para ser iniciada, mas com a garantia de que este ano o sistema já estará em funcionamento, o ato tem por finalidade evitar a ação dos crimes cometidos coma  fabricação de placas automotivas que alimentam o mercado ilegal de veículos clonados, bem como, veículos furtados e roubados utilizados em assaltos, sequestro relâmpago, saidinhas bancárias e diversas outras modalidades criminosas. 

Publicada no dia 20 de maio de 2014, ás 17h25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp