Salvador
por Mariana Cedrim
Publicado em 27/04/2026, às 20h19 - Atualizado em 28/04/2026, às 17h34
Um estudante de 15 anos acusou um professor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, de intolerância religiosa. De acordo com o jovem o professor questionou sobre o boné que ele utilizava por motivos religiosos com autorização da instituição.
A enfermeira Landra Grasiele Silva Saldanha, mãe do adolescemte, registrou o caso na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa nesta segunda-feira (27).
Ela explicou que o uso do boné branco ou qualquer cobertura branca na cabeça após a iniciação em religiões de matriz africana "tem um fundamento espiritual, simbólico e também de proteção".
"A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) repudia qualquer ato de intolerância religiosa ou que atente contra a dignidade de qualquer cidadão.
A denúncia de intolerância religiosa feita por aluno do Colégio Estadual Costa e Silva, na Ribeira, foi registrada em ata e será apurada pela gestão da unidade. Equipes de psicólogos e assistentes sociais também estão à disposição do estudante e da comunidade escolar.
A SEC reafirma seu compromisso com uma educação pública, inclusiva e diversa em todas as suas unidades. A SEC possui iniciativas voltadas para a promoção da cultura de paz, além de promover ações de conscientização e enfrentamento a todos os tipos de violência, entre elas, a Caravana de Direitos Humanos e o Projeto Oxe, Me Respeite Nas Escolas."
Classificação Indicativa: Livre
Super desconto
cinema em casa
Top dos Tops
som poderoso
Bom e Barato