Salvador

Bebê de 2 meses morre após técnica de enfermagem injetar leite no lugar de medicamento

Arquivo pessoal/Reprodução/Record TV Itapoan
Bebê de 2 meses passou mal após ter o leite injetado na veia  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal/Reprodução/Record TV Itapoan

Publicado em 20/06/2023, às 18h04   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Um bebê de apenas 2 meses de vida morreu após passar mal por ter tido leite injetado no acesso central, ao invés de um medicamento, na segunda-feira (19). O caso aconteceu na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, e é denunciado por familiares da criança.

O pequeno Samuel Ricardo Souza Bastos teria sido vítima de um erro de uma técnica de enfermagem. O menino recebia mediamentos na veia e se alimentava por sonda por ter nascido com cardiopatia. Ele estava internado na unidade há 1 mês.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O menino chegou a fazer uma cirurgia no Hospital Ana Nery e voltou para a maternidade, onde estava se recuperando do procedimento cirúrgico. Naiane Rocha, mãe de Samuel, acompanhava o bebê todos os dias, mas, no domingo (18), quando precisou ir em casa, recebeu uma ligação informando que o filho tinha passado mal.

"Cheguei no hospital, a médica mentiu para mim, disse que tinha acontecido pelo problema de saúde dele. Eu sabia que não era, porque sabia da melhora, sabia que não era o coração dele e eu fiquei desesperada", relatou a mãe do menino à TV Bahia.

Na noite de domingo, a Naiane foi informada, dentro do hospital, que uma técnica de enfermagem havia se confundido e aplicado a alimentação no acesso central da criança, e que o estado do bebê era grave. A mãe da criança contou que foi informada que a funcionária teria sido demitida ainda no domingo.

Segundo o g1, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a maternidade está "sem palavras para expressar todo pesar e tristeza que acomete toda a equipe de profissionais". A instituição também se solidarizou e se colocou à disposição dos familiares.

A Sesab também informou que foi instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias técnicas que levaram ao óbito de Samuel e afastou a profissional. A secretaria ainda disse que a funcionária está em "total desolação" por também ser mãe e por ter tido um vínculo com o bebê enquanto ele esteve sob seus cuidados.

A diretoria da maternidade também divulgou uma nota afirmando lamentar profundamento o "erro técnico" que levou a morte do menino. 

A unidade de saúde informou que todos os fluxos e protocolos da unidade estão sendo revistos e repassados junto às equipes, que ainda passará por treinamentos e capacitações para seguir com a conduta de prestação de serviço de excelência. 

O velório de Samuel ocorreu nesta terça-feira (20).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp