Salvador

BNews ESG: Procura por intercâmbio para especialização na agenda cresce 80%

Arquivo/Agência Brasil
Dados são da Student Travel Bureau (STB), que promove Feira do Intercâmbio em Salvador, neste sábado (26)  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 23/08/2023, às 11h10


FacebookTwitterWhatsApp

Cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse e preocupação com a agenda ESG (ambiental, social e governança), fato que justifica o crescimento na procura por especialização na área, inclusive através de intercâmbio. Uma pesquisa realizada pela Student Travel Bureau (STB), consultoria especializada em educação internacional, aponta que programas de graduação e pós-graduação no exterior em áreas como ESG e tecnologia registraram, entre os brasileiros, alta de 80% e 35%, respectivamente, em 2022.

Em entrevista ao BNews, a gerente da STB Salvador, Amile Derzi, explicou o que está por trás do aumento do interesse dos intercambistas pela agenda ESG, que trata sobre meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. "É uma área que tem cada vez crescido mais, as empresas hoje estão criando departamento especificamente para esse setor, que tem faltado uma mão de obra qualificada aqui no Brasil”, elencou. 

“Um exemplo disso é que somente São Paulo oferece, na USP [Universidade de São Paulo], um curso direcionado para ESG. Diante dessa situação, os estudantes buscam se especializar no exterior e retornarem ao Brasil para avançar na carreira”, apontou a gerente. 

Feira do Intercâmbio

Com o objetivo de reunir escolas internacionais e pessoas interessadas em estudar no exterior, a STB promove a mais nova edição da Feira do Intercâmbio STB, em Salvador. O evento acontece neste sábado (26), no Salvador Shopping Business. A feira vai oferecer descontos de até 40% para quem quer estudar fora do país. 

Na programação, estão presentes instituições internacionais como Kaplan, ILSC e Nord Anglia, entre outros, que trarão informações sobre como cursar o ensino médio no exterior (high school), programas de trabalhos nos Estados Unidos, graduação e pós-graduação fora do Brasil, extensão universitária, férias para adolescentes, intercâmbio em família e trabalho voluntário. As inscrições para o evento podem ser feitas através do site da feira.

À reportagem, a gerente da STB Salvador também falou sobre os principais desafios enfrentados pelos jovens que pretendem encarar um intercâmbio nos dias atuais. "A falta de conhecimento nas várias formas que o intercâmbio pode ser feito. Às vezes o estudante busca para um, vê que não é viável, e ele sabendo das outras possibilidades, ele vai poder ver o quão abrangente é esse mundo do intercâmbio, tanto referente ao destino, às possibilidades, como também a valores”, destacou Amile.

“Foi pensando nesse incentivo aos jovens a concretizarem o sonho de fazer o intercâmbio que nós estamos organizando a Feira do Intercâmbio, para mostra-los o quão é viável fazer o planejamento de um intercâmbio”, completou a gerente da STB Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp